Na sociedade contemporânea, a questão da adolescência e da juventude tornou-se extremamente pressionada e estressante. A demanda da clínica-escola evidencia isso no aumento significativo da procura de atendimento por essa clientela.

Nessa perspectiva, o Curso de Aprimoramento A Clínica Fenomenológica e Existencial no Atendimento Psicológico de Adolescentes – Questões Pessoais da Contemporaneidade enfoca o atendimento de adolescentes, por meio de supervisão semanal e da realização de um curso sobre o adolescente na abordagem fenomenológico-existencial. As atividades ocorrem no segundo semestre, alternando-se com supervisões semanais.

Por meio do estudo, da prática clínica e da reflexão, busca-se entender o universo adolescente na vida contemporânea. Além disso, pretende-se desenvolver com o grupo de estudantes o pensamento clínico e a postura terapêutica (acolhimento, respeito e compreensão dos fenômenos).

Psicólogos e médicos psiquiatras

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre o professor, clique em seu nome para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Dr. Hélio Roberto Deliberador

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição no processo seletivo: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Confirmação de inscrição: sua participação no processo de seleção estará confirmada tão logo seja efetuado o pagamento da inscrição.
  3. Processo de seleção: leia atentamente o Edital para obter informações

PUC-SP - Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic

Mais informações em www.pucsp.br/clinica/aprimoramento.html

TAXA DE INSCRIÇÃO

•  R$ 160,00

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Respondendo à demanda contínua de profissionalização e aprimoramento do psicólogo das áreas Clínica e da Saúde, o Aprimoramento Profissional Clínico-Institucional da Clínica Psicológica da PUC-SP oferece a oportunidade de atividade prática na clínica ampliada, com clientela assegurada e garantia de supervisões. Os atendimentos oferecidos para a comunidade  resultam de uma proposta comprometida com a realidade brasileira.

O Aprimoramento conta com um grupo de professores do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, habilitados como supervisores altamente qualificados, capazes de propiciar aos egressos da graduação de Psicologia uma oportunidade de aprofundar e aprimorar a prática clínica contextualizada.

Essa prática é exercida considerando-se as tendências e temáticas contemporâneas de atuação profissional, nos serviços de atendimento da Clínica da PUC-SP, tais como: atuação no luto e nos desastres, nas questões amorosas, nas queixas psicossomáticas, em situações de crise e estresse, no atendimento a famílias, no atendimento a crianças e adolescentes portadoras de graves transtornos emocionais e suas famílias, em atendimentos terapêuticos específicos a crianças, entre outros.

Concomitantemente, o Aprimoramento instrumentaliza para o desenvolvimento de práticas psicoterapêuticas para atender às necessidades da população, possibilitando alternativas de atuação em:

• vários momentos do ciclo vital, tais como infância, adolescência, idade adulta, maturidade;
  • diferentes dispositivos terapêuticos: individual, grupo, casal, família;
  • modalidades terapêuticas diversas: consultas, psicoterapia breve, psicoterapia, psicanálise;
  • atuações em clínica extensa: atendimentos em instituições parceiras, atendendo às mais variadas demandas.

O Aprimoramento oferece uma grade de abordagens clínico-teóricas que permite aos estudantes a oportunidade de articularem e fundamentarem teoricamente sua prática clínica.

A metodologia de trabalho e supervisão consiste em:

• supervisão semanal para discussão de casos encaminhados ao atendimento psicológico de adolescentes na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic;
  • realização de curso semestral  Abordagem Fenomenológico-Existencial na Compreensão da Experiência Adolescente;
  • elaboração e supervisão de trabalho final de aprimoramento.
Turmas e Horários

Início: 26 de fevereiro de 2018
Término: 31 de janeiro de 2019
Dia da semana: Terça-feira
Horário: das 9h às 12h

Inscrição até: 8 de dezembro de 2017
Entrevista: agendamento será realizado pela Clínica Psicológica
Resultado: comunicado por e-mail
Palestra de apresentação e orientação: 26 de fevereiro de 2018

Para mais informações, leia o Edital.

Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Rua Almirante Pereira Guimarães, 150
Pacaembú - São Paulo/SP

Aprimoramento
Aguarde informações
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso:

• Aguarde

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.