Aluna do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literáriada PUC-SP é idealizadora e organizadora do Café Literário

Conheça e participe do Café Literário

A mestranda Janaina Soggia, aluna do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, é idealizadora e organizadora do já conhecido Café Literário. Trata-se de um clube de leitura que se propõe a trocar impressões e experiências literárias, aberto ao público e gratuito. O Café Literário já realizou 22 encontros com palestras e discussões sobre romances, contos, crônicas e poesias, reunindo uma média de 80 participantes por encontro. Todos os palestrantes são alunos ou ex-alunos do Programa.

As primeiras edições aconteceram na Casa das Rosas, no entanto, devido ao grande aumento de público e da necessidade de um lugar maior para acolher os interessados, os encontros mensais passaram a ocorrer na Biblioteca Mário de Andrade, que teve seu auditório, de 175 lugares, lotado nas duas últimas discussões.

O formato das reuniões do grupo consiste em convidar um ou mais palestrantes para expor suas ideias acerca da obra a ser tratada e instigar o público a participar durante a conversa, em uma troca constante de observações e impressões.

Para a realização dos encontros, além do apoio dos colegas mestrandos e doutorandos do Programa, Janaina conta com a ajuda de um aluno seu do ensino médio, Ryan Issa, incluindo assim diferentes faixas etárias no processo de desenvolvimento do interesse na literatura.

Janaina conta que “o Café Literário surgiu de um sonho ousado e foi lapidado com muito trabalho, consistência e persistência. Fomos acolhidos na Casa das Rosas por 20 encontros e, mês a mês, nosso público aumentava a ponto de termos de ampliar horizontes. Hoje estamos instalados na querida Mário de Andrade. Nosso trabalho continua. A cena literária de São Paulo se expande. Motivo de grande alegria para mim”.

Aos interessados em participar, os encontros são gratuitos, acontecendo aos últimos domingos do mês – às 15h, na Biblioteca Mário de Andrade – e disponibiliza certificado.

Para mais informações sobre o calendário e as obras a serem tratadas nos próximos encontros do Café Literário, Janaina criou uma conta no Instagram (@cafeliterariosp).

Literatura e Crítica Literária

PUC-SP