Escrita criativa e contos de fada: temas de cursos de extensão na Educação Continuada

Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária oferece três cursos de extensão nesse semestre – Inscrições Abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos de extensão “O conto de fadas na educação infantil”, “Criação Literária: Iniciação à escrita” e “Criação Literária: Poesia e Prosa”, vinculados ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Realizados pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, os cursos terão início em abril deste ano, com uma carga horária de 30 horas.

O curso “O conto de fadas na educação infantil”, coordenado pela professora doutora Vera Bastazin, aborda o tema por vários ângulos, de modo a habilitar os participantes a atuarem de forma criativa e crítica com os contos da tradição. “O curso é procurado por educadores, escritores, editores, sociólogos e estudantes de Letras e Pedagogia. Os aspectos literários, sociais e pedagógicos do conto de fadas, entendido aqui como o conto da tradição oral, são estudados por meio de textos teóricos, debates e oficinas práticas”, explica a professora doutora Elizabeth Cardoso, docente do curso e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.

Já o curso “Criação Literária: Iniciação à escrita” propõe a experimentação da palavra por meio de exercícios que privilegiam habilidades de observação, imaginação, criação de imagens e trabalho com a linguagem. E o curso “Criação Literária: Poesia e Prosa” tem como foco a reflexão sobre a escrita com vistas à construção de um estilo literário. Para isso, serão abordadas diferentes teorias sobre os gêneros e realizados exercícios práticos. A professora doutora Maria Aparecida Junqueira, coordenadora desses dois cursos, considera “que um dos aspectos que assinala o sucesso dos cursos é a sua persistência em fazer perguntas diante da inquietante questão: como se escreve. Ao experienciar a sua escrita literária, o aluno a experimenta sob perspectivas críticas, dialogando com seus pares”.

Mais informações no site: http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/

O conto de fadas na educação infantil

De 5/4/2018 a 14/6/2018. Dia da semana: quinta-feira. Horário: das 19h às 22h.

Criação Literária: Iniciação à escrita

De 16/4/2018 a 25/6/2018. Dia da semana: segunda-feira. Horário das 19h30 às 22h30.

Criação Literária: Poesia e Prosa

De 17/4/2018 a 26/6/2018. Dia da semana: terça-feira. Horário das 19h30 às 22h30

Pós-Graduação