II Mostra de Literatura e Crítica Literária

II Mostra de Literatura e Crítica Literária


Data: 28 e 29 de agosto de 2018, das 8h30
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo — Perdizes
 


Apresentação

Apresentação O evento ocorrerá nos dias 28 a 29 de agosto de 2018, no Programa de Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Serão aceitos trabalhos de alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação stricto sensu em mestrado e doutorado e de especialização em Literatura e áreas afins tanto da PUC-SP como de outros Programas de Pós-Graduação de universidades brasileiras.

A exemplo da I Mostra de Pesquisas em andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, realizada em novembro de 2017, com grande sucesso, a II Mostra de Pesquisas em andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP tem o objetivo principal de promover a criação e um espaço de compartilhamento de experiências entre pesquisadores de Literatura e Crítica com o intento de ampliar a difusão das pesquisas em andamento na área.

O evento ocorrerá nos dias 28 a 29 de agosto de 2018, no Programa de Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Serão aceitos trabalhos de lunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação stricto se su em mestrado e doutorado e de especialização em Literatura e áreas afins tanto da PUC-SP como de outros Programas de Pós-Graduação de universidades brasileiras.


Objetivos

  • Promover a apresentação de pesquisas em andamento por alunos de pós-graduação do PEPG em Literatura e Crítica Literária da PUC e de outras universidades, de modo a possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores da área de Literatura e Crítica Literária.
  • Possibilitar, ao aluno da pós-gradução do PEPG em Literatura e Literária da PUC-SP e aos alunos de outras instituições, a apresentação de sua pesquisa, bem como a sua discussão por professores da PUC-SP e de outras universidades;
  • Propiciar aos discentes a vivência com a sua pesquisa e com a de seus pares, de modo a fomentar o diálogo e o intercâmbio para uma maior motivação da especialização desejada.


Público-alvo

Alunos de pós-graduação que estejam desenvolvendo pesquisas na área de Literatura e Crítica Literária.


Datas Importantes

As inscrições serão realizadas através do site. Serão encerradas às 23h59, conforme os prazos das respectivas modalidades, ou seja, 03/08/2018 e 22/08/2018.

Modalidade
Período de inscrição
Confirmação de inscrição
Com apresentação de trabalho
03/08/2018
09/08/2018
Ouvinte
22/08/2018
24/08/2018
  • As inscrições serão realizadas através do site. Serão encerradas às 23h59, conforme os praz respectivas modalidades, ou seja, 03/08/2018 e 22/08/2018.
  • 09/08/2018 – Divulgação dos resultados das avaliações dos resumos dos participantes com apresentação de trabalho.
  • 24/08/2018 – Confirmação de inscrição como ouvinte.
  • 24/08/2018 – Divulgação dos horários de apresentação, bem como dos professores debatedores dos trabalhos
  • 28/08/2018 a 29/08/2018 – Realização da II Mostra de Pesquisa em Literatura e Crítica Literária
 

Data e local do evento

Data: 28 e 29 de agosto de 2018
Local: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Perdizes


Programação

28/08

8h30 – 9h
Abertura do Evento
9h – 10h30
Palestra de abertura
10h30 – 10h45
Intervalo
10h45h – 12h45
Mesa I - Sala 1
10h45h – 12h45
Mesa II - Sala 2
10h45h – 12h45
Mesa III - Sala 3
10h45h – 12h45
Mesa IV - Sala 4
12h45 – 14h00
Almoço
14h00– 16h00
Mesa V - Sala 1
14h00– 16h00
Mesa VI - Sala 2
14h00– 16h00
Mesa VII - Sala 3
14h00– 16h00
Mesa VIII - Sala 4
 

28/08

8h30 – 10h30
Mesa I - Sala 1
8h30 – 10h30
Mesa II - Sala 2
8h30 – 10h30
Mesa III - Sala 3
8h30 – 10h30
Mesa IV - Sala 4
10h30 – 10h45
Intervalo
10h45h – 12h45
Mesa V - Sala 1
10h45h – 12h45
Mesa VI - Sala 2
10h45h – 12h45
Mesa VII - Sala 3
10h45h – 12h45
Mesa VIII - Sala 4
12h45 – 14h00
Intervalo
14h00– 16h00
Mesa V - Sala 1
14h00– 16h00
Mesa VI - Sala 2
14h00– 16h00
Mesa VII - Sala 3
14h00– 16h00
Mesa VIII - Sala 4
16h00
Encerramento do evento
 


Modalidades de Participação

1. Comunicação Individual: refere-se à apresentação individual , desde pesquisas em fase inicial, sem apresentar resultados, até pesquisas em fase final, que já apresentem resultados. Não serão aceitas pesquisas finalizadas, assim como trabalhos realizados em disciplina.

1.1. Observações:

  • Para participação nesta modalidade, o interessado deve enviar seu resumo para o e-mail de inscrição do evento, respeitando o prazo estabelecido;
  • Cada participante inscrito poderá submeter apenas um trabalho de sua autoria;
  • Não será permitida a apresentação de trabalhos por terceiros;
  • Não serão alterados os dias e apresentações dos trabalhos agendados;
  • Todos os resumos submetidos serão avaliados, anonimamente, pelo Comitê Científico do evento;
  • O resultado da avaliação dos trabalhos será comunicado ao(s) autor(es) via e-mail, conforme o calendário previsto;
  • As comunicações terão duração de até 15 minutos cada e, após cada apresentação, serão reservados 15 minutos para as ponderações do debator.

2. Ouvinte: destina-se à participação no evento sem apresentação de trabalho. Participam desta modalidade todas as pessoas interessadas em acompanhar as exposições e discussões relativas aos estudos literários, como: alunos de graduação, pós-graduação, professores das redes particular e pública de ensino e outros.

2.1. Observações:
Para participar dessa modalidade, o interessado

  • deve preencher o formulário de inscrições para ouvinte (disponível no site do evento “inscrições”);
  • deve aguardar o retorno da comissão organizadora do evento, conforme calendário estabelecido.


Prazo para submissão de propostas

A submissão de proposta será feita através do site do evento até às 23h59 03/08/2018.

A avaliação das submissões compreenderá as seguintes etapas:
1. os participantes enviam os resumos de seus trabalhos de pesquisa;
2. estes resumos são recebidos e avaliados pela Comissão Científica do evento, a qual irá determinar se eles cumprem com as normas estabelecidas pela comissão organizadora para submissão de resumos;
3. os resumos de trabalhos que cumprem com tais exigências serão aceitos e, posteriormente, alocados em mesas temáticas;
4. após a organização dos resumos dos trabalhos em mesas temáticas, eles serão enviados a pareceristas na área de pesquisa do trabalho;
5. estes pareceristas, então, serão os responsáveis por avaliar a qualidade dos resumos dos trabalhos e debater, nos dias do evento, as pesquisas apresentadas pelos acadêmicos participantes.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em mesas organizadas de acordo com a proximidade temática das investigações. As mesas compostas por um professor mediador da PUC-SP e um professor externo.



1. Com Comunicação de trabalho
As inscrições serão efetuadas no site do evento.

2. Sem comunicação de trabalho – ouvinte
As inscrições como ouvintes devem ser efetuadas mediante o preenchimento do "formulário de inscrição para ouvintes".

A comissão organizadora enviará até o dia 09/08/2018 um e-mail confirmando a inscrição do participante com apresentação de trabalho, e até o dia 24/08/2018 a confirmação como ouvinte.

Propostas aprovadas

Os trabalhos selecionados serão apresentados em mesas organizadas deacordo com a proximidade temática das investigações. As mesas compostas por um professor mediador da PUC-SP e um professor externo.


Normas para submissão de resumo

1.1. O resumo deve ter formato PDF e obedecer às seguintes normas:

  • O título do trabalho deve estar centralizado; em negrito; somente com a primeira letra em maiúsculo, exceto quando houver palavras que exijam esse tipo de formatação (nomes próprios, nomes de obras, de lugares etc) e com fonte Times New Roman, tamanho 14.
  • Após o título, deve-se dar um espaço simples de uma linha, e colocar as seguintes informações, alinhadas à direita, com fonte Times New Roman, tamanho 12, como segue:
  • Nome completo do autor, com número sobrescrito (¹) sobre o último sobrenome. Ex: Mauro Pereira¹, com indicação do e-mail no rodapé, em tamanho 10.
  • Após o nome, colocar a instituição a que pertence, por extenso. Ex: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Nome completo do orientador, com seu respectivo título. Ex: Prof. Dr. João Meira / Profa. Dra. Rosário Rios.
  • Nome completo do coorientador, com seu respectivo título, quando houver
  • Em seguida, deve-se dar um espaço simples e colocar a palavra RESUMO;
  • E, abaixo, sem espaço, iniciar o resumo.
  • O resumo deve conter entre 800 e 1000 palavras. Deve apresentar corpus, objetivos, problematização, hipóteses, justificativa, aparato teórico, metodologia, e discussão com resultados finais ou parciais (não apresentar divisões em tópicos; gráficos, imagens, tabelas, palavras em negrito, e referências bibliográficas ao final). A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, como todas as informações acima, e o texto deve estar justificado, com espaçamento simples (1,0) em um único parágrafo.
  • Títulos de obras e termos de origem estrangeira devem vir em itálico.
  • Após o resumo, devem vir as palavras-chave, em número de cinco, separadas por ponto final.


Comissão Organizadora

Profa. Dra. Maria Aparecida Junqueira
Profa. Dra. Annita Costa Malufe
Profa. Dra. Diana Navas
Profa. Dra. Elizabeth Cardoso


Certificado

Recebem certificados:

  • os participantes com comunicação oral;
  • os ouvintes que tiverem participado de 75% das atividades e efetivamente assinados seus nomes nas listas de presença.


Perguntas Frequentes

Aguarde

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC