O Bloco Siriricando e as mulheres lésbicas e bissexuais no Carnaval de São Paulo

CEHAL - Centro de Estudos de História da América Latina - PUC-SP

08/03/2021

Barbara Falcão
Milena Fonseca Fontes¹

As conexões com e entre mulheres são as mais temíveis, as mais problemáticas e as formas mais potencialmente transformadoras no planeta.

Adrienne Rich

O Bloco Siriricando é um bloco de carnaval de protagonismo lésbico e bissexual que sai nas ruas do centro da cidade de São Paulo, desde 2016. Fundado por um grupo de mulheres lésbicas e bissexuais de diferentes matizes, o Bloco Siriricando procura promover espaços de convívio e fortalecimento da identidade lésbica e bissexual, a liberdade sexual, a conscientização sobre a reprodução de preconceitos existentes na sociedade brasileira, considerada machista e patriarcal. Acolhedor a toda a comunidade LGBTQIA+, é baseado no protagonismo e visibilidade lésbica e feminista, principalmente por meio da música e da arte. Nas nossas canções, procuramos ressignificar de maneira criativa e bem humorada letras de conhecidas canções de carnaval brasileiras. O Bloco Siriricando também promove a coalizão e a colaboração de artistas de diversas áreas, já que se organiza em rede, por meio do trabalho colaborativo. Também busca formas de intervenção social por meio de conscientização e economia criativa nos eventos que realiza. Dessa forma, procura atuar política e socialmente para além do carnaval, no contexto brasileiro, que vive um retrocesso autoritário, desde 2016.

Palavras chave: Lésbicas, Feminismo, Carnaval, bloco de rua, Bloco Siriricando.

¹Barbara Falcão é mestranda em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Milena Fonseca Fontes é Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). As autoras são integrantes do bloco Siriricando desde sua fundação.
E-mail: blocosiriricando@gmail.com

PUC-SP