Webduino - Laboratório de Experimentos Remotos

EXPERIMENTOS | Espectrofotômetro Remoto Automatizado (ERA)

Referências

Referências Bibliográficas

1. AGUIAR, C.E.; LAUDARES, F. “Aquisição de Dados usando Logo e a Porta de Jogos do PC”. Revista Brasileira de Ensino de Física, 23, 4, 371-379, 2001.

2. ALVES, J.B.M. “Teoria Geral de Sistemas - Em busca da Interdisciplinaridade”, vol. 1, Instituto Stela, 2012.

3. BALDO, A., “Protocolos verbais como recurso metodológico: evidências de pesquisa”. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 10, n.1, pp. 152, 2011.

4. BANZI, M. “Primeiros Passos Com o Arduino”, São Paulo: Novatec, p1, 2011.

5. BERMÚDEZ-ORTEGA, J.; BESADA-PORTAS, E.; LÓPEZ-OROZCO, J.A.; BONACHE-SECO, J.A.; DE LA CRUZ, J.M.: Remote Web-Based Control Laboratory for Mobile Devices Based on EJsS, Raspberry Pi and Node.js. In: IFAC-PapersOnLine Conference Paper Archive, p. 158 – 163. Publication Publisher: Elsevier Ltd., 2015.

6. BOTENTOUIT JUNIOR, J. B. “Laboratórios Baseados Na Internet: Desenvolvimento De Um Laboratório Virtual De Química Na Plataforma MOODLE”, Dissertação de Mestrado em Educação Multimídia. Orientadora: Dra. Clara Maria Pereira Coutinho. Universidade do Porto, Portugal, 2007.

7. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96; art. 32-II. Brasília, 1996.

8. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2007.

9. CAO, Y.; KOVACHEV, D.; KLAMMA, R.; JARKE, M.; LAU, R. W. H.: Tagging diversity in personal learning environments. In: Journal of Computers in Education, March 2015: Vol. 2, Issue 1, p. 93-121. Publication Publisher: Springer, 2015.

10. CAO, Y.; TSOURLIDAKI, E.; EDLIN-WHITE, R.; DIKKE, D.; FALTIN, N.; SOTIRIOU, S.; GILLET, D.: STEM Teachers’ Community Building through a Social Tutoring Platform. In: Proceedings of the14th International Conference on Web-based Learning, ICWL 2015, Publication Publisher: Springer, Guangzhou, China, 2015.

11. CARDOSO, D.C.C. e TAKAHASHI, E.K. “Experimentação remota em atividades de ensino formal: um estudo a partir de periódicos Qualis A”, in RBPEC - Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 11, No 3, 2011. Acesso em 27 abr. 2015.

12. CAVALCANTE, M.A. “O projeto Webduino”. Acesso em 16 de Julho de 2014, disponível em http://webduino.blogspot.com.br/

13. CAVALCANTE, M.A.; BONIZZIA, A.; GOMES, L.C.P. “Aquisição de dados em laboratórios de Física; um método simples, fácil e de baixo custo”, Revista Brasileira de Ensino de Física, 30,2, 2501-2506, 2008.

14. CAVALCANTE, M.A.; BONIZZIA, A.; GOMES, L.C.P. “O ensino e aprendizagem de física no Século XXI: sistemas de aquisição de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real”, Revista Brasileira de Ensino de Física 31,4, 4501-4506, 2009.

15. CAVALCANTE, M.A.; STABILE, B. S.; FONTES, M. M.; ALMEIDA JUNIOR, J. N.; REBOUÇAS, H. C. “Webduino: um laboratório de Sensoriamento Remoto para o ensino e Aprendizagem de Ciências”, em fase de revisão, 2012

16. CAVALCANTE, M.A.; SILVA, E.; PRADO, R.; HAAG, R. “O Estudo de Colisões através do Som”, Revista Brasileira de Ensino de Física 24, 2, 150-157, 2002.

17. CAVALCANTE, M.A, TAVOLARO, C.R.C, HAAG, R. “Experiências em Física Moderna”. Física na Escola, 6,(1), p. 75, 2005.

18. CAVALCANTE, M.A.; TAVOLARO, C.R.C. “Medindo a Velocidade do Som”, Física na Escola, 4, 1, 29 – 30, 2003.

19. CAVALCANTE, M.A., TAVOLARO, C.R.C.; MOLISANI, E. “Física com Arduino para Iniciantes”, Revista Brasileira de Ensino de Física, 33,4,4053- 4053-8, 2011

20. CENTENO, R.; RODRIGUEZ-ARTACHO, M.; GARCIA, F.; SANCRISTOBAL, E.; DIAZ, G.; CASTRO, M.: Towards learning resources rankings in MOOCs: A pairwise based reputation mechanism. In: Proceedings of the 6th IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON 2015, Tallin, Estonia, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Tallin, Estonia, 2015.

21. CETIC.BR, Pesquisa TIC Educação 2012 - Pesquisa sobre o uso das TIC nas escolas brasileiras, São Paulo, 2013.

22. CLOUGH, M.P. “Using the Laboratory to Enhance Student Learning, Learning Science and the Science of Learning”, R.W. By-Bee, ed., pp. 85-97, Nat’l Science Teachers Assoc., 2002.

23. COUTINHO, C. P.; CHAVES, J. H. “O estudo de caso na investigação em Tecnologia Educativa em Portugal”. Revista Portuguesa de Educação, Vol 15, nº 1, 221-244, 2002.

24. DE JONG, T.: Simulation-based learning. In: J. Spector (Ed.): The SAGE encyclopedia of educational technology, p. 647-650. Publication Publisher: SAGE Publications, Inc., Thousand Oaks, California, United States, 2015.

25. DE JONG, T.; LINN, M.C.; ZACHARIA, Z.C.: Physical and Virtual Laboratories in Science and Engineering Education, In: ScienceMag , Vol. 340, p. 305-308, 2013

26. DIKKE, D.; FALTIN, N.: Go-Lab MOOC – An online course for teacher professional development in the field of Inquiry-Based Science Education. In: Proceedings of the 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, Publication Publisher: IATED, Barcelona, Spain, 2015.

27. DIKKE, D.; TSOURIDAKI, E.; ZERVAS, P.; CAO, Y.; FALTIN, N.; SOTIRIOU, S.; SAMPSON, D.: GoLabz: Towards a Federation of Online Labs For Inquiry-Based Science Education At School, p. 1-10. In: Proceedings of the 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, Publication Publisher: IATED, Barcelona, Spain, 2015

28. DIONÍSIO, G. e MAGNO, C.W.; “Photogate de baixo custo com a porta de jogos do PC”, Revista Brasileira de Ensino de Física, 29,2, 287-293, 2007.

29. DZIABENKO, O.; GARCÍA-ZUBÍA, J.: Planning and Designing Remote Experiment for School Curriculum. In: Proceedings of the 6th IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Tallin, Estonia, 2015.

30. ELTON,L. “Student Motivation and Achievement” Studies in Higher Education, vol. 13, no. 2, pp. 215-221, 1988

31. EVANS, G.R “Teaching.” Academics and the Real World, pp. 38-58, Soc. for Research into Higher Education & Open Univ. Press, 2002.

32. FERNANDEZ, G. C.; CARRASCO BORREGO, R.; PLAZA MERINO, P.; CAÑAS LOPEZ, M. A.; SAN CRISTÓBAL RUIZ, E.; CASTRO GIL, M.; MUR PEREZ, F.: Mechatronics and robotics as motivational tools in remote laboratories. In: Proceedings of the 6th IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Tallin, Estonia, 2015.

33. FERNANDEZ, G. C.; RUIZ, E. S.; CASTRO GIL, M.; MUR PEREZ, F.: From RGB led laboratory to servomotor control with websockets and IoT as educational tool. In: Proceedings of the 12th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation, REV 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Bangkok, Thailand, 2015.

34. GARCÍA-ZUBÍA, J.; ANGULO, I.; ORDUNA, P.; LÓPEZ-DE-IPINA, D.; HERNÁNDEZ, U.; RODRÍGUEZ, L.; DZIABENKO, O.; CANIVEL, V. “Weblab-Deusto-CPLD: A Practical Experience”, in “iJOE - International Journal of Online Engineering”, V.8, Special Issue 1: “exp.at’11”; Fevereiro, 2012. Disponível eletronicamente em http://formamente.guideassociation.org/wp-content/uploads/2012_1_2_Garcia-Zubia.pdf. Acesso em 05 mar. 2016.

35. GOVAERTS, S.; CAO, Y.; FALTIN, N.; CHERRADI, F.; GILLET, D.: Tutoring Teachers - Building an Online Tutoring Platform for the Teacher Community. In: Immersive Education, Communications in Computer and Information Science, Vol. 486, p. 39-51. Publication Publisher: Springer, Vienna, Austria, 2015.

36. HAAG, R. “Utilizando a Placa de Som do Micro PC no Laboratório Didático de Física”, Revista Brasileira de Ensino de Física, 23, 2, 176-183, 2001.

37. HALIMI, W.; SALZMANN, CH.; GILLET, D.: The Smart Wind Turbine Lab. In: Proceedings of the 3rd Experiment@ International Conference, exp.at'15, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Ponta Delgada, São Miguel Island, Azores, Portugal, 2015.

38. HANSON, B.; CULMER, P.; GALLAGHER, J.; PAGE, K.; READ, E.; WEIGHTMAN, A.; LEVESLEY, M. “ReLOAD: Real Laboratories Operated at a Distance”, IEEE Transactions on Learning Technologies, vol. 2, no. 4, October-December 2009

39. HARWARD, V.J.; Del ALAMO, J.A.; LERMAN, S.R.; BAILEY, P.H.; CARPENTER, J.; DeLONG, K.; FELKNOR, C.; HARDISON, J.; HARISON, B.; JABBOUR, I.; LONG, P.D.; MAO, T.; NAAMANI, L.; NORTHRIDGE, J.; SCHULZ, M.; TALAVERA, D.; VARADHARAJAN, C.; WANG, S.; YEHIA, K.; ZBIB, R.; ZYCH, D.: The iLab Shared Architecture: A Web Services Infrastructure to Build Communities of Internet Accessible Laboratories. In: Proceedings of the IEEE: Vol. 96, Nº 6, p. 931-947. Junho, 2008.

40. HECK, C.; COELHO, K.S; SILVA, J.B.; BILESSIMO, S.M.S.: A Experimentação Remota “Quadro Elétrico Cc” Para O Ensino De Física. In: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Araranguá, 2015.

41. HEINTZ, M.; LAW, E. L.: Solution-based Requirements Capture with PDot in an E-Learning Context. In: International Conference on Human-Computer Interaction - INTERACT 2015, p. 1–15. Bamberg, Alemanha; Sept. 2015.

42. HEINTZ, M.; LAW, E. L.; MANOLI, C.; ZACHARIA, Z.; VAN RIESEN, S. A. N.: A survey on the usage of online labs in science education: Challenges and implication. In: Proceedings of the 6th IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Tallin, Estonia, 2015.

43. HEINTZ, M.; LAW, E. L.; SOLEIMANI, S.: Paper or Pixel? Comparing Paper- and Tool-based Participatory Design Approaches. In: Proceedings of the 15th IFIP TC.13 International Conference on Human-Computer Interaction, INTERACT 2015, Publication Publisher: Springer, Bamberg, Germany, 2015.

44. INTER-UNIVERSITY. “Teaching and Its Funding in the UK”, Univ. of Cambridge, United Kingdom, Mar., 2008

45. LIMA, J.P.C.; ROCHADEL, W. e SILVA, J.B. “Utilização da Experimentação Remota Móvel em Disciplina de Física do Ensino Médio”. Artigo apresentado nos anais da ICBL2013 (International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning), 2013. Disponível em http://www.icbl-conference.org/proceedings/2013/papers/Contribution85_a.pdf, acessado em 07 de dezembro de 2015.

46. LOPES, D. “Espectroscopia Óptica: histórico, conceitos físicos e aplicações”. Monografia apresentada como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Instituto de Física, Física (Licenciatura), 2007.

47. LOURENÇO, R. S. “Laboratórios Remotos – Um Estudo para a PUC-Rio”, Relatório de Pesquisa, Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) – PUC-Rio, 31 de Julho de 2014.

48. LÜDKE, E. “Um espectrofotômetro de baixo custo para laboratórios de ensino: aplicações no ensino da absorção eletrônica e emissão de fluorescência”. Rev. Bras. Ens. Fís., 32, n. 1, p. 1506, 2010.

49. LUKAS, J. F.; SANTIAGO, K. “Evaluación Educativa”. Madrid: Alianza Editorial, 2004.

50. LUSTIG, F.; DVOŘÁK, J.; KURIŠČÁK, P.; BROM, P.: Building Your Own Real Remote Experiment Cotrolled By A Mobile Or Touch Enabled Device. In: Internet School Experimental Studio for Remote Laboratory. Praga, República Tcheca, 2015.

51. MAGNO, C. W.; MONTARROYOS, E. “Decodificando o Controle Remoto com a Placa de Som do PC”. Revista Brasileira de Ensino de Física, 24, 4, 497- 499, 2002.

52. MANSKE, S.; CHOUNTA, I.-A.; RODRÍGUEZ-TRIANA, M. J.; GILLET, D.; HOPPE; H. U.: Exploring Deviation in Inquiry Learning: Degrees of Freedom or Source of Problems?. In: Proceedings of the 23rd International Conference on Computers in Education, ICCE 2015, Publication Publisher: Asia-Pacific Society for Computers in Education, Hangzhou, China, 2015.

53. MANSKE, S.; HECKING, T.; CHOUNTA, I.-A.; WERNEBURG, S.; HOPPE; H. U.: Using Differences to Make a Difference: A Study in Heterogeneity of Learning Groups. In: Proceedings of the 11th International Conference on Computer Supported Collaborative Learning, CSCL 2015, Vol 1, p. 182 – 189. Publication Publisher: ISLS, Gothenburg, Sweden, 2015.

54. MARGOLIS, M. “Arduíno Cookbook”. Sebastopol, CA, USA: O'Rilley Media, p1, 2011.

55. MATURANA, H. e VARELA, F. J.; “A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana”, p. 133, Pala Athenas, 2001.

56. MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. F. “Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física”, Rev. Bras. Ensino Fís., v.24, n.2, p.77-86, junho 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbef/v24n2/a02v24n2. Acesso em: 15 de maio de 2014.

57. MENDES, M. A.; FIALHO, F. A. P. Experimentação Tecnológica Prática a Distância. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 12., 2005. Florianópolis. Atas do XII Congresso Internacional de Educação a Distância. Florianópolis: ABED, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/132tcc2.pdf . Acesso em: 14 jan. 2014.

58. MONTARROYOS, E.; MAGNO, C.W. “Aquisição de Dados com a Placa de Som do Computador”, Revista Brasileira de Ensino de Física, 23, 1, 57 – 62, 2001.

59. MOREIRA, M.A. “Teorias de Aprendizagem.”, 2. ed., São Paulo: EPU, 2011.

60. MORIN, E. “A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.”, 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

61. NEDIC, Z.; MACHOTKA, J.; NAFALSKI, A. “Remote Laboratories Versus Virtual and Real Laboratories”, 33rd ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. Boulder, CO – USA, Novembro, 2003.

62. NERSESSIAN, N.J. “Conceptual Changes in Science and Science Education,”, History, Philosophy and Science Teaching, pp. 133-148, OISE Press, 1992.

63. NETO, J. M., PALADINI, S., PEREIRA, C. E. e MARCELINO, R.; "Remote educational experiment applied to electrical engineering" in 9th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2012, pp. 1-5.

64. NIELSEN, J. “Usabilidade na web: projetando websites com qualidade”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

65. NIELSEN, J.. “The use and misuse of focus groups” (2007). Disponível eletronicamente em http://www.nngroup.com/articles/focus-groups/ , acessado em 10 de dezembro de 2015

66. OMID M., SAJJADIYE, S.M. e ALIMARDANI, R. “Remote Monitoring and Control of Horticultural Cool Storage Over the Internet”. Computer Applications in Engineering Education, 2008.

67. PAPERT, S. “A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática.” Editora Artmed – edição revisada, 2008.

68. PASCO. Acesso em 12 de Dezembro de 2011, disponível em Educational Spectrophotometer System Manual: http://www.pasco.com/file_downloads/product_manuals/Educational-Spectrophotometer-System-Manual-OS-8539.pdf , 2008.

69. PEDASTE, M.; MÄEOTS, M.; SIIMAN L. A.; DE JONG, T.; VAN RIESEN, S. A. N.; KAMP, E. T.; MANOLI, C. C.; ZACHARIA, Z. C.; TSOURLIDAKI, E: Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. In: Educational Research Review: Vol. 14, p. 47-61. Publication Publisher: Elsevier Ltd., 2015a.

70. PEDASTE, M.; MÄEOTS, M.; SIIMAN, L. A.; DE JONG, T.; VAN RIESEN, S. A. N.; KAMP, E. T.; MANOLI, C. C.; ZACHARIAC, Z. C.; TSOURLIDAKI, E.: Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. In: Educational Research Review, p. 47-61. Publication Publisher: European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI), 2015b.

71. RBEF Editorial. “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Chamada de Artigos”. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2002, vol.24, n.4, pp. 375-376. ISSN 1806-9126.

72. REIS, S.R.; SANTOS, F.A.S.; TAVARES, J.A.V. “O Uso Das TICs em Sala de Aula: Uma Reflexão sobre o seu Uso no Colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão”, p. 216, em Anais do 3º Simpósio Educação e Comunicação, 2012.

73. RODRIGUEZ-GIL, L.; ORDUÑA, P.; BOLLEN, L.; GOVAERTS, S.; HOLZER, A.; GILLET, D.; LÓPEZ-DE-IPIÑA, D.; GARCÍA-ZUBIA, J.: The AppComposer Web Application for School Teachers: A Platform for Translating and Adapting Educational Web Applications. In: Proceedings of the 6th IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Tallin, Estonia, 2015.

74. RODRÍGUEZ-TRIANA, M. J.; HOLZER, A.; VOZNIUK, A.; GILLET, D.: Orchestrating Inquiry-Based Learning Spaces: an Analysis of Teacher Needs. In: Proceedings of the 14th International Conference on Web-based Learning, ICWL 2015, Publication Publisher: Springer, Guangzhou, China, 2015.

75. SALZMANN, CH.; GOVAERTS, S.; HALIMI, W.; GILLET, D.: The Smart Device Specification for Remote Labs. In: International Journal of Online Engineering (iJOE): Vol. 11, No. 4, Publication Publisher: iJOE, 2015.

76. SALZMANN, CH.; GOVAERTS, S.; HALIMI, W.; GILLET, D.: The Smart Device Specification for Remote Labs. In: Proceedings of the 12th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation, REV 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Bangkok, Thailand, 2015.

77. dos SANTOS, R.P. Física Ondas - Cores não são o que você pensa!. In Física Interessante. 8 Mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016.

78. SÉRÉ, M. G.; COELHO, S. M.; NUNES, A. N. “O Papel Da Experimentação No Ensino Da Física”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, p. 31-43, 2003.

79. SERGIS, S.; VLACHOPOULOS, P.; SAMPSON, D.: Flipped Classroom Teaching Model Templates for STEM Education. In: Proceedings of the Open Discovery Space Conference, EDEN Open Classroom 2015, Publication Publisher: EDEN Open Classroom, Athens, Greece, 2015.

80. SIEVERS JUNIOR, F.; GERMANO, J. S. E.; OLIVEIRA, J. M. P. “WebLab - Um ambiente de laboratórios de acesso remoto educacional”, em Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012), Rio de Janeiro, novembro 2012

81. SILVA, J. B. “A Utilização Da Experimentação Remota Como Suporte Para Ambientes Colaborativos De Aprendizagem”. Tese de Doutorado, Orientador: Prof. João Bosco da Mota Alves, Dr., UFSC, Florianópolis, 2007.

82. SILVA, J.B.; ROCHADEL, W.; SIMÃO, J.P.S.; FIDALGO, A.V.S.: Uso de dispositivos móveis para acesso a Experimentos Remotos na Educação Básica. In: VAEP-RITA (IEEE-ES), Vol. 1, Núm. 2, p. 129-134. Junho, 2013

83. SIMÃO, J.P.S.; COUTINHO, L.C.M.; SILVA, J.B.: Desenvolvimento e Implantação de um Modelo de Acesso Exclusivo para Experimentação Remota. In: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Araranguá, 2015.

84. SOMEREN, W.M., BARNARD, F.Y. e SANDBERG, A.C.J. “The Think Aloud Method. A practical guide to modeling cognitive process”. London: Harcourt, Brace & Company, 1994. Disponível eletronicamente em http://echo.iat.sfu.ca/library/vanSomeren_94_think_aloud_method.pdf. Acesso em 10 dez. 2015.

85. SOUZA, A.R.; PAIXÃO, A.C.; UZÊDA, D.D; DIAS, M.A.; DUARTE, S. e AMORIM, H.S. “A placa Arduíno: uma opção de baixo custo para experiências de Física assistidas pelo PC”, Revista Brasileira de Ensino de Física, v.33, n.1, p.1702-1705, 2011.

86. SOUZA, D. F.; SARTORI, J.; BELL, M.J.; NUNES, L.A. “Aquisição de dados e Aplicações Simples Usando a Porta Paralela do Micro PC.”, Revista Brasileira de Ensino de Física, v.20, n.4, p.413-422, 1998.

87. STABILE, B.S.; CAVALCANTE, M.A. “Desenvolvimento de interface padrão de comando com reconhecimento de voz para diferentes dispositivos e experimentos didáticos monitorados e controlados remotamente”, III Webcurriculo, PUC/SP, Brasil, novembro de 2012. (acesso disponível em: http://zip.net/bbljlT ).

88. STUDART, N.; RIPOSATI, A.; MIRANDA, M. “Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET”, Revista Física na Escola, v.11, n.1, p.27-31, março 2010. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf. Acessado em: 15 abr. de 2015.

89. TAKAHASHI, E.K.; CARDOSO, D.C.C.; NERI, H.G.F.; MOURA, R.N.; Rubens GEDRAITE, DANTAS, A.C.; PACHECO, M.J.P. e BORGES, P.H. “Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Estudo da Descoberta do Elétron”, VAEP-RITA – IEEE-RITA Vol. 2, Núm. 3, Setembro de 2014. Disponível em meio eletrônico em http://nutec.ufu.br/experimentos/artigos/201409-uploads-VAEP-RITA.2014.V2.N3.A7.pdf. Acesso em 05 dez. 2015.

90. TSOURLIDAKI, E.; ZERVAS, P.; SOTIRIOU, S.; SAMPSON, D.: An Investigation with European School Teachers on how to Characterize Virtual and Remote Labs. In: Proceedings of the IEEE 6th International Conference on Engineering Education towards Excellence and Innovation 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Tallinn, Estonia, 2015.

91. UFES, Minicurso ARDUINO – ERUS Equipe de Robótica UFES. Disponível em http://www.inf.ufes.br/~erus/arquivos/ERUS_minicurso%20Arduíno.pdf., 2012.

92. UNESCO. Padrões De Competência Em TIC para Professores – Diretrizes de Implementação v1.0, PARIS, UNESCO, 2008.

93. UNIVERSIDADE DE DEUSTO. WebLab-Deusto Research Group. Informações retiradas do site, utilizando Git Hub. Acesso em 20 de Maio de 2015, disponível em https://www.weblab.deusto.es/web/

94. VOZNIUK, A.; RODRIGUEZ-TRIANA, M. J.; HOLZER, A.; GOVAERTS, S.; SANDOZ, D.; GILLET, D.: Contextual Learning Analytics Apps to Create Awareness in Blended Inquiry Learning. In: Proceedings of the 14th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training, ITHET 2015, Publication Publisher: IEEE Computer Society, Lisbon, Portugal, 2015.

95. VAN DEN AKKER, J.; NIEVEEN, N.; BRANCH, R. M.; GUSTAFSON, K.; PLOMP, T. (Eds). “Design Methodology and Developmental Research in Education and Training”. Netherlands: Kluwer Academic, 1999.

96. WEBDUINO. Google Code. Acesso em 22 de Outubro de 2014, disponível em Project Hosting: http://code.google.com/p/weblabduino

97. WISDOM SOFTWARE INC.. AutoScreenRecorder. Disponível em http://www.wisdomsoft.com/products/autoscreenrecorder_free.htm

98. WORLD WIDE WEB CONSORCIUM (W3C – Escritório Brasil), Uso de Padrões Web (Palestra), Maio/2009.

99. ZACHARIA, Z.C.; MANOLI, C.; XENOFONTOS, N.; DE JONG, T.; PEDASTE, M.; VAN RIESEN, S.; KAMP, E.; MÄEOTS, M.; SIIMAN. L.; TSOURLIDAKI, E.: Identifying potential types of guidance for supporting student inquiry when using virtual and remote labs: A literature review. In: Educational Technology Research and Development: Vol. 63, p. 257-302. Publication Publisher: Association for Educational Communications & Technology, 2015.

100. ZERVAS, P.; AUTHENTOPOULOU, A.-E.; SAMPSON, D.: Characterizing Virtual and Remote Laboratories with Educational Metadata. In: Proceedings of the Open Discovery Space Conference, EDEN Open Classroom 2015, Publication Publisher: EDEN Open Classroom, Athens, Greece, 2015.

101. ZERVAS, P.; SERGIS, S.; SAMPSON, D.; FYSKILIS, S.: Towards Competence-Based Learning Design Driven Remote and Virtual Labs Recommendations for Science Teachers. In: Technology, Knowledge and Learning, Publication Publisher: Springer, 2015.

102. ZERVAS, P.; TSOURLIDAKI, E.; SOTIRIOU, S.; SAMPSON, D.: Towards a Metadata Schema for Characterizing Lesson Plans Supported by Remote and Virtual Labs for School Science Education. In: Proceedings of the 12th International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, CELDA 2015, Publication Publisher: Springer, Dublin, Ireland, 2015.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Design DTI-NMD