Pagina Inicial Contato Sites da PUC

DVRT

Esta página tem por objetivo contar a trajetória histórica do reconhecimento da Disfonia como uma doença relacionada ao trabalho. Uma história que começou entre 2001 e 2002, com a participação de profissionais da Fonoaudiologia e do Canto, entre outros, de médicos otorrinolaringologistas, foniatras, cirurgiões cérvico-faciais, médicos do trabalho e médicos peritos que, após inúmeras reuniões, souberam se organizar e conseguiram concluir um texto que analisa, elucida, conceitua e orienta muitas das questões sobre o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho. Um trabalho que contribuiu na luta para o reconhecimento dos direitos do trabalhador que usam a voz profissionalmente.

Confira o documento na íntegra:

Consenso Nacional sobre Voz Profissional


Dando seguimento à regulamentação das ações junto ao reconhecimento do DRVT como uma questão ocupacional a Profa. Dra. Léslie Piccolotto Ferreira, em conjuntos com entidades médicas, centros de referência de saúde do trabalhador e sindicatos desenvolveram, dentre outras ações, alguns materiais que contribuíram para a criação do Protocolo de Complexidade Diferenciada da Saúde do Trabalhador com relação aos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho. Confira: 

1- Documento denominado Carta do Rio, publicado em 2004
http://www.iocmf.com.br/codigos/consenso2004%20voz%20profissional.pdf Agosto de 2014

2- Texto redigido após o XIV Seminário de Voz da PUC-SP, realizado em 2004, em parceria com o CEREST-SP (http://www.pucsp.br/laborvox/eventos/downloads/SEMINARIO_ XIV.pdf, e publicado no Boletim Epidemiológico Paulista.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO PAULISTA - 2006


3- Protocolo de Complexidade Diferenciada da Saúde do Trabalhador com relação aos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho - colocado em consulta pública em 2012

Boletim sobre DVRT - 2007


O Boletim de Fonoaudiologia, divulgado pelo Cerest Estadual RJ e Fiocruz, traz um resumo a respeito desse percurso elaborado pela Profa. Dra. Léslie Piccolotto Ferreira.

Protocolo de Complexidade Diferenciada da Saúde do Trabalhador com relação aos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho - 2012




2018

Seminário PAIR

Palestra SES - SP
Seminário Saúde do Trabalhador
PUC PAIR Claudia Ragusa

APRESENTAÇÃO (DVRT)

Prioridades
Webconferência
Rede e Linha de Cuidado DVRT
DVRT CVS

Protocolo: Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho – DVRT
A Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (Renast), regulamentada pela Portaria de Consolidação nº 3 Anexo X (2017), visa à atenção integral a saúde dos trabalhadores de todos os setores da economia (formal informal, público e privado, das áreas urbanas e rurais) por meio de ações de vigilância em saúde, promoção da saúde, prevenção de agravos e doenças ...




  • Homenagem a Dra Léslie Piccolotto Ferreira pela conquista

    Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: proposta de uma ficha de notificação individual

  • Em março foi publicada na Revista Distúrbios da Comunicação, uma proposta de ficha de notificação individual para nortear a identificação de qualquer distúrbio de voz que tivesse sua relação com o contexto de trabalho.
    Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: proposta de uma ficha de notificação individual

  • Em maio outro artigo foi publicado ajudando na divulgação do tema:

  • O LaborVox em parceria com a Unicamp organizou um Seminário para discutir mais uma vez a questão do Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho. O evento intitulado “Seminário Latino-americano de Voz e trabalho”, ocorreu em 24 de agosto e contou com a presença de profissionais argentinos e colombianos que expuseram dados sobre suas realidades. Na ocasião esteve presente a representante do Ministério da Saúde fonoaudióloga Maria Claudia N.C.M. Conde que anunciou a finalização do documento a respeito do DVRT e encaminhamento para publicação em breve. O seminário foi transmitido pelo sistema de videoconferência possibilitando maior acesso. Segue abaixo a programação do mesmo.
          
Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD