Pagina Inicial Contato Sites da PUC

Você Sabia?

Você conhece o símbolo Amigos da Voz? Conheça seu significado.

Rodrigo Dornelas e Léslie Piccolotto Ferreira

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) com o objetivo de convocar a população para ações educativas de promoção e prevenção voltadas para as questões relacionadas a voz, tem mobilizado os fonoaudiólogos das mais diversas instituições a organizarem campanhas de voz. Desde 2002, as ações dessas campanhas acontecem no Dia Mundial da Voz, 16 de abril.

Em 2005, o símbolo acima foi criado com parceria da SBFa, de fonoaudiólogos de instituições de ensino e de publicitários. Em uma sessão solene, no dia 16 de abril deste mesmo ano, no teatro TUCA (PUC-SP), o símbolo foi apresentado pela Presidente do Comitê de Voz (atualmente chamado de Departamento de Voz) da SBFa a Profa. Dra. Léslie Piccolotto Ferreira.

Do símbolo, veles descrever: a utilização da cor azul, cor da pedra Safira, oficializada como um dos símbolos emblemáticos da Fonoaudiologia, de acordo com a resolução 278/01 do Conselho Federal de Fonoaudiologia; o espiral em forma de ondas sonoras representa o “movimento” da voz; a frase “amigos da voz”, utilizada em outras diversas campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde; e, por último, a sigla da sociedade – SBFa.  

O símbolo identifica as ações relacionadas às campanhas de voz por todo Brasil. Um dos objetivos do símbolo é alertar a população sobre os cuidados necessários para uma voz saudável. Neste sentido, ser amigo da voz é conhecer e sentir a própria voz, pois só dessa forma é possível perceber suas mudanças e saber quais são os cuidados necessários para mantê-la saudável. Assim, será possível utilizar todos os recursos expressivos que a voz possibilita em benefício de uma comunicação eficiente, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Seja amigo de sua voz!

Apoio:
 

Compartilhe:


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desing: DTI-NMD