Evento

Paralelamente à discussão acadêmica, institucional e /ou institucionalizante da arte continuam a existir iniciativas contra-hegemônicas que têm o intuito de caminhar na contra-corrente do imenso bloqueio que busca conter as potencialidades criativas do gênero humano.

Tais iniciativas se opõem à ditadura do mercado e do pensamento único, à mercantilização da vida humana e da natureza, e à destruição promovida pelo modelo neoliberal de exploração que se expressa também na monopolização da produção de bens simbólicos, de informação e conhecimentos. Hoje a mídia global está nas mãos de duas dezenas de conglomerados, com receitas entre 8 e 40 bilhões de dólares, a serviço da hegemonia do capital e da difusão da idéia de que não há alternativa possível ao estado de coisas em que vivemos.

O objetivo da realização do II Simpósio de Estética é o de discutir de um ponto de vista filosófico o panorama da arte hoje dentro desse contexto esboçado rapidamente. O tema das mesas deverá acompanhar o itinerário que vem das propostas de vanguarda, a sua transformação e retomada até a discussão sobre a possibilidade de se produzir arte mantendo a radicalidade das propostas de vanguarda. Essa radicalidade ainda é possível, e o que ela significa hoje, é uma das questões que pretendemos discutir.

Tal como no I Simpósio a programação está constituída de mesas redondas para as quais convidamos pessoas que têm um papel significativo nas discussões acerca da arte hoje. Convidamos ainda artistas plásticos e multimídia e poetas que vêm apresentar suas obras como uma forma de ampliar e alimentar o debate teórico.

O evento ocorrerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de Abril de 2012. As mesas serão acontecerão num auditório da Universidade enquanto que outras atividades – apresentação cênica e peça de teatro – no TUCARENA- PUCSP. O público visado é o de estudantes de Filosofia e de demais cursos interessados no debate acerca da situação da arte hoje e suas relações com os movimentos de vanguarda, professores e pesquisadores das áreas de Filosofia, particularmente de Estética e de áreas afins à temática. Espera-se um público de aproximadamente 200 pessoas.

O II Simpósio de Estética consistirá em quatro mesas-redondas, às quais sucederão apresentações de peças teatrais, vídeos e performances. Haverá também, na parte da manhã, a apresentação oral de comunicações de alunos de pesquisadores inscritos. As mesas tratam de temas relativos à institucionalização da arte, à herança das vanguardas e a relação dessa propostas com o movimento de 68,e por fim as perspectivas para a arte hoje. Cada mesa contará com a participação de três expositores e um mediador. O tempo de exposição será de vinte minutos para cada debatedor.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
DTI-NMD