Área Restrita
   

Hospital Santa Lucinda

veja mais fotos +

Integrado ao Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC-SP (CCMB), o Hospital Santa Lucinda é referência de atendimento na região da cidade de Sorocaba, onde está localizado. Junto aos hospitais Leonor Mendes de Barros e Lineu Mattos Silveira, forma o Complexo Hospitalar de Sorocaba e beneficia cerca de 2 milhões de habitantes, de 48 municípios, algumas dessas localidades com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano – IDH de São Paulo.

Construído em 1950 pelo Grupo Votorantim, o Santa Lucinda foi integrado à PUC-SP em 1970. Desde 2002, amplia e moderniza sua infra-estrutura, com a compra de novos equipamentos e a busca de convênios que aprimorem as possibilidades de atendimento integral aos pacientes.

O Hospital Santa Lucinda também se caracteriza como espaço para estágio dos alunos das faculdades de Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas, em nível de graduação e especialização.

Segundo a diretora geral do CCMB, professora Cibele Saad Rodrigues, a dimensão educativa e preventiva da ação médica é valorizada na formação desses estudantes.

“Em contraste com a orientação anterior, ’hospitalocêntrica‘, presente no ensino da Medicina, oferecemos hoje uma formação da consciência, generalista, ética, na qual se contempla efetivamente a dimensão educativa e preventiva da ação médica”, afirmou a professora Cibele, em entrevista ao livro PUC-SP: Universidade Comunitária, em 2007.

A metodologia de ensino estimula o raciocínio investigativo na resolução de problemas, importante para a prática dos profissionais de saúde. Nesse trabalho, é básico o aprendizado sobre os aspectos psicológicos, sociais e ambientais associados

à promoção da saúde. Desde o primeiro ano, os estudantes estagiam nas Unidades Básicas de Saúde, com supervisão.

Atividades
Somente em 2006, quase 10 mil pessoas receberam atendimento no Santa Lucinda – cerca de 70% pelo Sistema Único de Saúde, proporção que tem se mantido nos últimos quatro anos. A atuação médica acadêmica, exercida nos hospitais públicos do Complexo Hospitalar, amplia ainda mais este atendimento gratuito.

Além das internações, o atendimento pelo SUS é feito por mutirões de cirurgias, todas com grande demanda, mas sem urgência. Esta ação permite diminuir significativamente o tempo de espera dos pacientes e envolve inclusive procedimentos avançados – como uma nova tecnologia cirúrgica utilizada no caso de hérnia inguinal que já beneficiou 800 pacientes em dois anos.

Projetos complementam atendimento
Ligada ao Centro Acadêmico dos alunos da Faculdade de Medicina, e ao CCMB, a Farmácia Comunitária Vital Brasil oferece medicamentos gratuitos à população desde 1960 – em 2002, firmou convênio com o curso de Farmácia da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Nos últimos quatro anos, foram atendidas mais de 60 mil pessoas na farmácia. A população recebe assistência integral, com orientações sobre o uso e a conservação dos medicamentos. No caso de doenças crônicas, que obrigam uso continuado de remédios, os estudantes também fazem um trabalho educativo sobre a importância dos bons hábitos alimentares e de se praticar exercícios físicos.

Os medicamentos são arrecadados voluntariamente pelos alunos por meio de campanhas. A maior delas é o Trote Solidário, organizado pelos alunos de Farmácia no início de cada ano letivo.

Outros projetos que complementam o atendimento hospitalar são o Brinquedoteca e Biblioteca Viva “A Hora da Fantasia”, voltados para tornar mais agradável a permanência das crianças internadas. No mesmo sentido vai o Nefroriso, criado para amenizar a dura carga das sessões de diálise, além de propiciar aos alunos competências como trabalho de equipe, humanização hospitalar, criatividade, integração e sensibilidade para as questões subjetivas que afetam o “cuidar”.

Hospital Santa Lucinda
R. Cláudio Manoel da Costa, 57
Sorocaba – SP
(15) 3212- 9900
www.sorocaba.pucsp.br
hsl@sorocaba.pucsp.br

Saiba Mais +

Hospital Santa Lucinda faz cirurgia inédita no Brasil
Saiba Mais +

Mutirão diminui espera por cirurgia
Saiba Mais +

.::voltar::.