|
|
|
|
|
|
|
Síntese do projeto pedagógico
Introdução
Em cursos à distância e semi-presenciais, há necessidade da atuação de tutores, que são agentes facilitadores do trabalho pedagógico,
mediando as relações entre os cursistas e os professores do CAEF responsáveis pelos cursos.
O papel do tutor é dinamizar a discussão nos grupos de estudo, incentivar a participação e garantir a interlocução com o
CAEF sobre questões de fundamentos teóricos, conteúdo, metodologia de ensino e organização das atividades. Sua ação não pode ser
confundida com a de um “repassador de conteúdo” e, muito menos, com a de um “multiplicador de cursos”. O tutor atua sempre com a
orientação de professores do CAEF.
Para atuar como tutor, o profissional da educação deve ser licenciado na área do curso em que vai atuar (Artes ou Educação Física),
participar de curso de formação específica ministrado pelo CAEF e ser aprovado em processo específico de avaliação.
Segue o conteúdo dos cursos de formação de tutores.
Tutores de Educação Física
Bloco 1 – A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, o CAEF-PUC-SP e as funções de tutoria – carga
horária de 20 horas
- A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: origens e orientações gerais.
- O projeto pedagógico e o plano de trabalho do Centro de Artes e Educação Física da PUC-SP.
- A função de tutoria e o papel do tutor no âmbito do projeto.
- Princípios democráticos fundamentais na organização do trabalho coletivo.
- Aspectos técnicos na organização e operação de equipamentos utilizados em educação à distância.
Bloco 2 – O conhecimento específico em Educação Física que é objeto dos cursos para professores – carga horária de 70 horas
Módulo Introdutório Obrigatório (MIO) – carga horária de 30 horas
- O conceito de motricidade humana, a partir da perspectiva introduzida por Manuel Sérgio.
- A construção da motricidade humana, na filogênese e na ontogênese – visão geral.
- A motricidade e a escola.
- A Educação Física como componente curricular e como área de conhecimento: evolução histórica e questões atuais.
- Princípios metodológicos gerais para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: a articulação entre elaboração
conceitual, discussão de valores e aprendizagem motrícia.
- Visão geral da estruturação de conteúdos para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
- A educação inclusiva como questão política.
Módulo Específico Geral (MEG) – carga horária de 20 horas
- Desenvolvimento e aprendizagem, na perspectiva da concepção histórico-sócio-cultural do homem (Vygotski e Wallon como autores de
referência)
- Motricidade, desenvolvimento e aprendizagem (Vitor da Fonseca como autor de referência)
- Indicadores gerais do processo de humanização e tendências gerais do processo de desenvolvimento humano.
Visão Geral da articulação dos diferentes cursos de Educação Física a serem oferecidos a professores - carga horária de 20 horas
Possibilidades de composição dos cursos, suas cargas horárias e objetivos.
Aspectos metodológicos no ensino de Educação Física para a faixa etária correspondente (3 a 6 anos, 7 a 10 anos ou 11 a 15 anos),
considerando:
- características morfo-funcionais
- questões éticas
- processos de formação de conceitos
- grau de complexidade das ações motoras
- Construção e socialização de conteúdos e estratégias de ensino apropriados para a realidade local.
Tutores de artes
Pré-requisito: ter cursado Módulo de 360 h |
Tutor |
Educação infantil |
Explorando o Território da Arte
Foco: Multiplicidade da arte
Módulo: Propostas Artísticas
|
Módulo: Capacitação de Tutores
O papel do Tutor junto aos professores e
sua articulação com o Centro de Artes e Educação Física:
Bancos de dados, seminários e encontros, instrumentos de acompanhamento e avaliação,
parcerias e ações
na escola e região |
Ensino Fundamental
Séries iniciais |
Estabelecendo Fronteiras
Foco: Multiplicidade e Singularidade da Arte
Módulo: Propostas Artísticas
|
Ensino Fundamental
Séries Fiais |
Conhecendo Territórios Demarcados
Foco: Singularidade da Arte
Módulo: Proposições
|
|
|
|
|
|
|
DTI - Núcleo de Mídias Digitais |
|