Voltar
Síntese do projeto pedagógico

Introdução
Em cursos à distância e semi-presenciais, há necessidade da atuação de tutores, que são agentes facilitadores do trabalho pedagógico, mediando as relações entre os cursistas e os professores do CAEF responsáveis pelos cursos. O papel do tutor é dinamizar a discussão nos grupos de estudo, incentivar a participação e garantir a interlocução com o CAEF sobre questões de fundamentos teóricos, conteúdo, metodologia de ensino e organização das atividades. Sua ação não pode ser confundida com a de um “repassador de conteúdo” e, muito menos, com a de um “multiplicador de cursos”. O tutor atua sempre com a orientação de professores do CAEF. Para atuar como tutor, o profissional da educação deve ser licenciado na área do curso em que vai atuar (Artes ou Educação Física), participar de curso de formação específica ministrado pelo CAEF e ser aprovado em processo específico de avaliação. Segue o conteúdo dos cursos de formação de tutores.



Tutores de Educação Física

Bloco 1 – A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, o CAEF-PUC-SP e as funções de tutoria – carga horária de 20 horas
  1. A Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica: origens e orientações gerais.
  2. O projeto pedagógico e o plano de trabalho do Centro de Artes e Educação Física da PUC-SP.
  3. A função de tutoria e o papel do tutor no âmbito do projeto.
  4. Princípios democráticos fundamentais na organização do trabalho coletivo.
  5. Aspectos técnicos na organização e operação de equipamentos utilizados em educação à distância.

Bloco 2 – O conhecimento específico em Educação Física que é objeto dos cursos para professores – carga horária de 70 horas

Módulo Introdutório Obrigatório (MIO) – carga horária de 30 horas
  1. O conceito de motricidade humana, a partir da perspectiva introduzida por Manuel Sérgio.
  2. A construção da motricidade humana, na filogênese e na ontogênese – visão geral.
  3. A motricidade e a escola.
  4. A Educação Física como componente curricular e como área de conhecimento: evolução histórica e questões atuais.
  5. Princípios metodológicos gerais para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: a articulação entre elaboração conceitual, discussão de valores e aprendizagem motrícia.
  6. Visão geral da estruturação de conteúdos para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
  7. A educação inclusiva como questão política.

Módulo Específico Geral (MEG) – carga horária de 20 horas
  1. Desenvolvimento e aprendizagem, na perspectiva da concepção histórico-sócio-cultural do homem (Vygotski e Wallon como autores de referência)
  2. Motricidade, desenvolvimento e aprendizagem (Vitor da Fonseca como autor de referência)
  3. Indicadores gerais do processo de humanização e tendências gerais do processo de desenvolvimento humano.

Visão Geral da articulação dos diferentes cursos de Educação Física a serem oferecidos a professores - carga horária de 20 horas

Possibilidades de composição dos cursos, suas cargas horárias e objetivos.

Aspectos metodológicos no ensino de Educação Física para a faixa etária correspondente (3 a 6 anos, 7 a 10 anos ou 11 a 15 anos), considerando:
  1. características morfo-funcionais
  2. questões éticas
  3. processos de formação de conceitos
  4. grau de complexidade das ações motoras
  5. Construção e socialização de conteúdos e estratégias de ensino apropriados para a realidade local.

    Tutores de artes

    Pré-requisito: ter cursado Módulo de 360 h
    Tutor
    Educação infantil
    Explorando o Território da Arte

    Foco: Multiplicidade da arte

    Módulo: Propostas Artísticas

     

    Módulo: Capacitação de Tutores

    O papel do Tutor junto aos professores e
    sua articulação com o Centro de Artes e Educação Física:

     

    Bancos de dados, seminários e encontros, instrumentos de acompanhamento e avaliação, parcerias e ações na escola e região

    Ensino Fundamental
    Séries iniciais
    Estabelecendo Fronteiras

    Foco: Multiplicidade e Singularidade da Arte

    Módulo: Propostas Artísticas

    Ensino Fundamental
    Séries Fiais
    Conhecendo Territórios Demarcados

    Foco: Singularidade da Arte

    Módulo: Proposições

    Voltar
    DTI - Núcleo de Mídias Digitais