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Síntese do projeto pedagógico

Introdução
O projeto pedagógico do Centro de Artes e Educação Física da PUC-SP (CAEF-PUC-SP) está voltado para favorecer a expansão das possibilidades de formação continuada dos professores das redes públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil. Isto significa que as ações de formação a serem desenvolvidas pelo Centro não se limitam a propiciar a realização de cursos ministrados pelos professores da PUC-SP, mas devem convergir para a construção gradativa de centros regionais de formação continuada. Esses centros regionais devem vir a tornar-se autônomos, a longo prazo, a partir da atuação do CAEF, o que implica em propor uma metodologia adequada para a composição dos cursos que serão ministrados, de forma específica, nas redes públicas demandantes. Por isto, o desenho dos cursos prevê a participação de professores da região em que serão ministradas, no próprio processo de elaboração do conteúdo específico e de material didático adequado à realidade social local.
Os cursos podem ser ministrados de forma presencial, semi-presencial e à distância. A definição do formato de cada curso dependerá da infra-estrutura da rede de ensino solicitante, do número de professores que participarão, dos recursos financeiros, humanos e materiais disponíveis e de decisões pedagógicas que serão tomadas, conjuntamente, por representantes da rede pública e do CAEF.


Cursos de Educação Física
Os cursos para professores serão organizados a partir das seguintes premissas:
  1. Deve haver um conteúdo fundamental, que identifica uma determinada concepção de Educação Física, que embasa todas as propostas do Centro de Artes e Educação Física da PUC-SP para essa área. Este conteúdo fundamental é considerado o mínimo que este centro pode oferecer, como processo de formação continuada de professores das redes públicas de ensino e deve estar presente em qualquer curso oferecido, na área da Educação Física. Por esta razão, estabeleceu-se um módulo obrigatório, que pode ser ministrado como um curso introdutório ou fazer parte de cursos mais extensos.
  2. Os cursos a serem oferecidos serão organizados por níveis de ensino, uma vez que cada curso será destinado a professores de um determinado nível – educação infantil, 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.
  3. Os cursos que excederem o módulo fundamental terão um conteúdo comum aos três níveis de ensino, que versará sobre o desenvolvimento humano, articulando os conceitos de motricidade humana, desenvolvimento e aprendizagem. Além deste conteúdo comum, poderão incluir aspectos metodológicos específicos para o nível de ensino a que se referem.
  4. Os cursos que incluírem um maior aprofundamento das questões metodológicas, com maior detalhamento de conteúdo e metodologia de ensino, terão o acréscimo de módulos que, necessariamente, serão construídos em conjunto com os centros regionais de formação continuada e com a participação de representantes das redes demandantes dos cursos. Esta estratégia é fundamental para promover uma progressiva autonomia de centros regionais de formação continuada.
  5. Poderão ser incluídos módulos adicionais aos cursos, que versarão sobre temas específicos, tais como iniciação esportiva, jogos, construção de conceitos, etc. Esses módulos poderão ser acrescidos a qualquer curso, mas não poderão ser oferecidos isoladamente, uma vez que a compreensão adequada das propostas pedagógicas que conterão dependerá da apropriação do conteúdo básico comum a todos os cursos.
  6. Em todos os módulos e propostas a questão da inclusão estará presente, permeando tanto os fundamentos teóricos relativos à Educação Física, à motricidade humana, ao desenvolvimento e à aprendizagem, quanto as propostas metodológicas para o ensino.
Isto posto, segue um esboço do conteúdo dos módulos, com uma estimativa preliminar de carga horária:


Módulo Introdutório Obrigatório (MIO) – carga horária de 30 horas
  1. O conceito de motricidade humana, a partir da perspectiva introduzida por Manuel Sérgio.
  2. A construção da motricidade humana, na filogênese e na ontogênese – visão geral.
  3. A motricidade e a escola.
  4. A Educação Física como componente curricular e como área de conhecimento: evolução histórica e questões atuais.
  5. Princípios metodológicos gerais para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: a articulação entre elaboração conceitual, discussão de valores e aprendizagem motrícia.
  6. Visão geral da estruturação de conteúdos para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
  7. A educação inclusiva como questão política.

Módulo Específico Geral (MEG) – carga horária de 20 horas
  1. Desenvolvimento e aprendizagem, na perspectiva da concepção histórico-sócio-cultural do homem (Vygotski e Wallon como autores de referência)
  2. Motricidade, desenvolvimento e aprendizagem (Vitor da Fonseca como autor de referência)
  3. Indicadores gerais do processo de humanização e tendências gerais do processo de desenvolvimento humano.

Módulo Específico por Nível de Ensino (MENE) – carga horária de 60 horas
  1. Aspectos metodológicos no ensino de Educação Física para a faixa etária correspondente (3 a 6 anos, 7 a 10 anos ou 11 a 15 anos), considerando:
    1. características morfo-funcionais
    2. questões éticas
    3. processos de formação de conceitos
    4. grau de complexidade das ações motoras
  2. Exemplos de atividades de ensino e sua articulação com os conceitos apresentados no MEG.
  3. Construção e socialização de conteúdos e estratégias de ensino apropriados para a realidade local.

Módulos Adicionais (MA) – carga horária de 30 horas

Esses módulos poderão ser construídos ao longo do tempo, segundo demandas que serão identificadas após o início das atividades do Centro junto às redes públicas de ensino. Alguns temas para módulos a serem estruturados:
  1. O esporte na escola
  2. As habilidades motoras básicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
  3. Jogos de luta na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
  4. Atividades rítmicas e expressivas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
  5. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
  6. Construindo conceitos sobre o corpo e a motricidade
  7. Discutindo valores nas aulas de Educação Física
A partir da caracterização sumária dos módulos acima, pode-se adiantar que os cursos para professores, na área de Educação Física, variarão, em carga horária, sendo que o mínimo é de 30 horas (Módulo Introdutório Obrigatório).

Alguns exemplos de possibilidades de composição de cursos:

Curso introdutório simples – MIO = 30 horas
Curso discutindo princípios metodológicos mais gerais – MIO + MEG + MENE = 110 horas
Curso discutindo princípios metodológicos mais gerais e módulos adicionais – MIO + MEG + MENE + MA = 140 horas (ou 170, 200 ...)

MIO Módulo Introdutório Obrigatório
MEG Módulo Específico Geral
MENE Módulo Específico por Nível de Ensino
MA Módulos Adicionais


Cursos de artes
Os cursos são oferecidos para Educação infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Fundamental, com carga horária e conteúdos diferenciados. Em todos os cursos serão abordadas as questões conceituais e metodológicas relativas à inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais.

Extensão
30 horas
Características: Cursos introdutórios, de natureza teórica, dos módulos temáticos e conteúdos fundamentais para a área de artes.

Extensão
120 horas
Características: Curso de natureza teórica e prática, com ênfase nas especificidades das diferentes linguagens artísticas e na montagem e utilização de Caixas de interfaces.

Extensão
360 horas
Características: Curso de natureza teórica e prática, com ênfase em proposições artísticas e nas tecnologias. Nos cursos de Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental, as proposições serão progressivas, culminando com a criação de proposições artísticas inteiras: uma peça de teatro, um espetáculo de dança, uma performance, uma exposição, uma ciranda de histórias, um sarau literário etc.

Os quadros a seguir apresentam uma síntese dos cursos para professores

NÍVEL
EDUCAÇÃO INFANTIL
SÉRIES INICIAIS
SÉRIES FINAIS
MÓDULO
Multiplicidade da multiplicidade à singularidade a singularidade
FOCO
A arte como captura do mundo O estabelecimento das Fronteiras na arte Trabalhando num Território Artístico
FAZER
Lúdico Artesanal Tecnológico
MÉTODO
Experiências artísticas Conhecimento e fazer artístico Criação e comunicação de obras artísticas
CONTEXTO
local : (a família e a escola) local e regional (a comunidade) local, regional e planetário (o mundo)
30 HORAS
TEÓRICO
Tema: Conceitos fundamentais

Estratégia: leitura e discussão

Avaliação: Seminário

Tema: Conceitos fundamentais

Estratégia: leitura e discussão

Avaliação: Seminário

Tema: Conceitos fundamentais

Estratégia: leitura e discussão

Avaliação: Seminário

120 HORAS
TEÓRICO E PRÁTICO

Tema: Da oralidade à escrita

Estratégia: Caixa de Interfaces

Avaliação: Plano de Aula
Tema: As linguagens artísticas - a técnica, a criatividade e o fazer

Estratégia: Caixa de Interfaces

Avaliação: Plano de Aula

Tema: A História da Arte e as mediações técnicas

Estratégia: Caixa de Interfaces

Avaliação: Plano de Aula

360 HORAS
TEÓRICO E PRÁTICO

Tema: Capturando o mundo

Sub-tema: Criação do registro

Estratégia: Propostas Artísticas - corpo, voz e herança

Avaliação: Monografia

Tema: Lendo o mundo

Sub-tema: História do Registro

Estratégia: Ações Educativas nas diferentes linguagens artísticas

Avaliação: Monografia

Tema: Criando mundos: do imaginário à tecnologia

Sub-tema: Organização de registros (banco de dados)

Estratégia: Criação e acessibilidade à obra de arte (o teatro, o museu e o livro)

Avaliação: Monografia ou Memorial da criação artística



Professor
 
Educação Infantil
Explorando o Território
Foco: Multiplicidade da Arte
30
Módulo: Multiplicidade da arte - conceitos teóricos e exemplos práticos
120
Módulo: Captura do mundo: arte rupreste
360
Módulo: Propostas Artísticas
Corpo (teatro, dança, performance), voz (oralização de histórias, sons, música etc.), herança (mitos, lendas, advinhas, provérbios. Cantigas, brincadeiras etc.).
Material: Caixas de Interfaces
Ensino Fundamental séries inicais
Estabelecendo Fronteiras
Foco: Multiplicidade e Singularidade da Arte
30
Módulo: Multiplicidade e Singularidade da arte – conceitos teóricos e exemplos práticos
120
Módulo: Mediações técnicas. Da multiplicidade à singularidade das linguagens artísticas:
- configurações (elementos constitutivos)
- funcionamento
360
Módulo: Propostas Artísticas
As diferentes linguagens: Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Performance, Cinema, Música, Fotografia, Arte na Rede de Computadores.
Material: Caixas de Interfaces
Ensino Fundamental séries finais
Conhecendo Territórios Demarcados
Foco: Singularidade da Arte
30
Módulo: Singularidade da arte - conceitos teóricos e exemplos práticos
120
Módulo: Arte como conhecimento.
As singularidades das linguagens artísticas:
O conhecimento da técnica, do fazer, o desejo da especialização, a criatividade e a autonomia da criação.
360
Módulo: Proposições.
Reinvenção do mundo.
Criação de Mundos: do imaginário à tecnologia.
Material: Caixas de Interfaces


Caixas de Interfaces
"Tudo o que é importante eu posso colocar numa caixa" (Marcel Duchamp)
A Caixa de Interfaces define-se como uma proposta contemporânea de kit educativo. Neste projeto, estabelecem relações corporificadas entre materiais e sujeitos, criando universos de arte com diferentes territórios. As caixas de interfaces possibilitam a materialização da captura do mundo para a Educação Infantil; a alocação da configuração e do funcionamento das diferentes linguagens artísticas, para as séries iniciais do Ensino Fundamental; e a ambientação e criação de sistemas de linguagens (a caixa preta do teatro, o cubo branco da galeria de arte, os mundos possíveis das personagens e dos livros de histórias etc.) para as séries finais do Ensino Fundamental.

Educação Infantil

Intersecções reflexivas: estabelecimento de relações entre arte local e conceitos de arte.
Objetos relacionais: a captura do mundo
Voz, sons e palavras
Corpo, formas e cores
Identidades, lugares, mitos e memórias
Ensino Fundamental Séries Iniciais
Intersecções reflexivas: estabelecimento das relações existentes entre a arte e a vida e a sua tradução nas diferentes áreas artísticas Caixa de livros
Caixa de imagens, fotografias e cinema
Caixa de pintura
Caixa de teatro, dança e performance
Ensino Fundamental Séries Finais
Intersecções reflexivas:
Parâmetros para escolha de experiências artísticas a serem promovidas pela escola e vivenciadas dentro e fora dela.
Ambientes da arte e seus recursos:
o espaço, o museu, o teatro e espaços imaginários inspirados pelos livros e histórias criadas.
Banco de dados: imagens, músicas, narrativas e poemas, aulas.
RPG.
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DTI - Núcleo de Mídias Digitais