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Síntese do projeto pedagógico
Introdução
O projeto pedagógico do Centro de Artes e Educação Física da PUC-SP (CAEF-PUC-SP) está voltado para
favorecer a expansão das possibilidades de formação continuada dos professores das redes públicas de
Educação Infantil e Ensino Fundamental no Brasil.
Isto significa que as ações de formação a serem desenvolvidas pelo Centro não se limitam a propiciar a
realização de cursos ministrados pelos professores da PUC-SP, mas devem convergir para a construção
gradativa de centros regionais de formação continuada.
Esses centros regionais devem vir a tornar-se autônomos, a longo prazo, a partir da atuação do CAEF, o
que implica em propor uma metodologia adequada para a composição dos cursos que serão ministrados, de
forma específica, nas redes públicas demandantes.
Por isto, o desenho dos cursos prevê a participação de professores da região em que serão ministradas,
no próprio processo de elaboração do conteúdo específico e de material didático adequado à realidade
social local.
Os cursos podem ser ministrados de forma presencial, semi-presencial e à distância. A definição do formato
de cada curso dependerá da infra-estrutura da rede de ensino solicitante, do número de professores que
participarão,
dos recursos financeiros, humanos e materiais disponíveis e de decisões pedagógicas que serão tomadas,
conjuntamente, por representantes da rede pública e do CAEF.
Cursos de Educação Física
Os cursos para professores serão organizados a partir das seguintes premissas:
- Deve haver um conteúdo fundamental, que identifica uma determinada concepção de Educação Física, que
embasa todas as propostas do Centro de Artes e Educação Física da PUC-SP para essa área. Este conteúdo
fundamental é considerado o mínimo que este centro pode oferecer, como processo de formação continuada de
professores das redes públicas de ensino e deve estar presente em qualquer curso oferecido, na área da
Educação Física. Por esta razão, estabeleceu-se um módulo obrigatório, que pode ser ministrado como um curso
introdutório ou fazer parte de cursos mais extensos.
- Os cursos a serem oferecidos serão organizados por níveis de ensino, uma vez que cada curso será destinado
a professores de um determinado nível – educação infantil, 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, 5ª a 8ª
séries do Ensino Fundamental.
- Os cursos que excederem o módulo fundamental terão um conteúdo comum aos três níveis de ensino, que
versará sobre o desenvolvimento humano, articulando os conceitos de motricidade humana, desenvolvimento e
aprendizagem. Além deste conteúdo comum, poderão incluir aspectos metodológicos específicos para o nível de
ensino a que se referem.
- Os cursos que incluírem um maior aprofundamento das questões metodológicas, com maior detalhamento de
conteúdo e metodologia de ensino, terão o acréscimo de módulos que, necessariamente, serão construídos em
conjunto com os centros regionais de formação continuada e com a participação de representantes das redes
demandantes dos cursos. Esta estratégia é fundamental para promover uma progressiva autonomia de centros
regionais de formação continuada.
- Poderão ser incluídos módulos adicionais aos cursos, que versarão sobre temas específicos, tais como
iniciação esportiva, jogos, construção de conceitos, etc. Esses módulos poderão ser acrescidos a qualquer
curso, mas não poderão ser oferecidos isoladamente, uma vez que a compreensão adequada das propostas
pedagógicas que conterão dependerá da apropriação do conteúdo básico comum a todos os cursos.
- Em todos os módulos e propostas a questão da inclusão estará presente, permeando tanto os fundamentos
teóricos relativos à Educação Física, à motricidade humana, ao desenvolvimento e à aprendizagem, quanto as
propostas metodológicas para o ensino.
Isto posto, segue um esboço do conteúdo dos módulos, com uma estimativa preliminar de carga horária:
Módulo Introdutório Obrigatório (MIO) – carga horária de 30 horas
- O conceito de motricidade humana, a partir da perspectiva introduzida por Manuel Sérgio.
- A construção da motricidade humana, na filogênese e na ontogênese – visão geral.
- A motricidade e a escola.
- A Educação Física como componente curricular e como área de conhecimento: evolução histórica e questões atuais.
- Princípios metodológicos gerais para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: a
articulação entre elaboração conceitual, discussão de valores e aprendizagem motrícia.
- Visão geral da estruturação de conteúdos para a Educação Física na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
- A educação inclusiva como questão política.
Módulo Específico Geral (MEG) – carga horária de 20 horas
- Desenvolvimento e aprendizagem, na perspectiva da concepção histórico-sócio-cultural do homem (Vygotski e
Wallon como autores de referência)
- Motricidade, desenvolvimento e aprendizagem (Vitor da Fonseca como autor de referência)
- Indicadores gerais do processo de humanização e tendências gerais do processo de desenvolvimento humano.
Módulo Específico por Nível de Ensino (MENE) – carga horária de 60 horas
- Aspectos metodológicos no ensino de Educação Física para a faixa etária correspondente (3 a 6 anos, 7
a 10 anos ou 11 a 15 anos), considerando:
- características morfo-funcionais
- questões éticas
- processos de formação de conceitos
- grau de complexidade das ações motoras
- Exemplos de atividades de ensino e sua articulação com os conceitos apresentados no MEG.
- Construção e socialização de conteúdos e estratégias de ensino apropriados para a realidade local.
Módulos Adicionais (MA) – carga horária de 30 horas
Esses módulos poderão ser construídos ao longo do tempo, segundo demandas que serão identificadas após o início
das atividades do Centro junto às redes públicas de ensino. Alguns temas para módulos a serem estruturados:
- O esporte na escola
- As habilidades motoras básicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
- Jogos de luta na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
- Atividades rítmicas e expressivas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
- Jogos e brincadeiras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
- Construindo conceitos sobre o corpo e a motricidade
- Discutindo valores nas aulas de Educação Física
A partir da caracterização sumária dos módulos acima, pode-se adiantar que os cursos para professores, na área
de Educação Física, variarão, em carga horária, sendo que o mínimo é de 30 horas (Módulo Introdutório Obrigatório).
Alguns exemplos de possibilidades de composição de cursos:
• Curso introdutório simples – MIO = 30 horas |
• Curso discutindo princípios metodológicos mais gerais – MIO + MEG + MENE = 110 horas |
• Curso discutindo princípios metodológicos mais gerais e módulos
adicionais – MIO + MEG + MENE + MA = 140 horas (ou 170, 200 ...) |
MIO |
Módulo Introdutório Obrigatório |
MEG |
Módulo Específico Geral |
MENE |
Módulo Específico por Nível de Ensino |
MA |
Módulos Adicionais |
Cursos de artes
Os cursos são oferecidos para Educação infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e séries
finais do Ensino Fundamental, com carga horária e conteúdos diferenciados.
Em todos os cursos serão abordadas as questões conceituais e metodológicas relativas à inclusão
de alunos portadores de necessidades educativas especiais.
Extensão
30 horas
Características: Cursos introdutórios, de natureza teórica, dos módulos temáticos e conteúdos
fundamentais para a área de artes.
Extensão
120 horas
Características: Curso de natureza teórica e prática, com ênfase nas especificidades das diferentes
linguagens artísticas e na montagem e utilização de Caixas de interfaces.
Extensão
360 horas
Características: Curso de natureza teórica e prática, com ênfase em proposições artísticas e nas
tecnologias. Nos cursos de Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental, as proposições
serão progressivas, culminando com a criação de proposições artísticas inteiras: uma peça de teatro,
um espetáculo de dança, uma performance, uma exposição, uma ciranda de histórias, um sarau literário etc.
Os quadros a seguir apresentam uma síntese dos cursos para professores
NÍVEL |
EDUCAÇÃO INFANTIL |
SÉRIES INICIAIS |
SÉRIES FINAIS |
MÓDULO |
Multiplicidade |
da multiplicidade à singularidade |
a singularidade |
FOCO |
A arte como captura do mundo |
O estabelecimento das Fronteiras na arte |
Trabalhando num Território Artístico |
FAZER |
Lúdico |
Artesanal |
Tecnológico |
MÉTODO |
Experiências artísticas |
Conhecimento e fazer artístico |
Criação e comunicação de obras artísticas |
CONTEXTO |
local : (a família e a escola) |
local e regional (a comunidade) |
local, regional e planetário (o mundo) |
30 HORAS |
TEÓRICO |
Tema: Conceitos fundamentais
Estratégia: leitura e discussão
Avaliação: Seminário |
Tema: Conceitos fundamentais
Estratégia: leitura e discussão
Avaliação: Seminário |
Tema: Conceitos fundamentais
Estratégia: leitura e discussão
Avaliação: Seminário |
120 HORAS |
TEÓRICO E PRÁTICO |
Tema: Da oralidade à escrita
Estratégia: Caixa de Interfaces
Avaliação: Plano de Aula |
Tema: As linguagens artísticas -
a técnica, a criatividade e o fazer
Estratégia: Caixa de Interfaces
Avaliação: Plano de Aula |
Tema: A História da Arte e as
mediações técnicas
Estratégia: Caixa de Interfaces
Avaliação: Plano de Aula |
360 HORAS |
TEÓRICO E PRÁTICO |
Tema: Capturando o mundo
Sub-tema: Criação do registro
Estratégia: Propostas Artísticas - corpo, voz e herança
Avaliação: Monografia |
Tema: Lendo o mundo
Sub-tema: História do Registro
Estratégia: Ações Educativas nas diferentes linguagens artísticas
Avaliação: Monografia |
Tema: Criando mundos: do imaginário à tecnologia
Sub-tema: Organização de registros (banco de dados)
Estratégia: Criação e acessibilidade à obra de arte (o teatro, o museu e o livro)
Avaliação: Monografia ou Memorial da criação artística |
Professor
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Educação Infantil |
Explorando o Território
Foco: Multiplicidade da Arte |
30 |
Módulo: Multiplicidade da
arte - conceitos teóricos e exemplos práticos |
120 |
Módulo: Captura do mundo:
arte rupreste |
360 |
Módulo: Propostas Artísticas
Corpo (teatro, dança, performance), voz (oralização de histórias,
sons, música etc.), herança (mitos, lendas, advinhas, provérbios. Cantigas, brincadeiras etc.).
Material: Caixas de Interfaces |
Ensino Fundamental séries inicais |
Estabelecendo Fronteiras
Foco: Multiplicidade e Singularidade da Arte |
30 |
Módulo: Multiplicidade e Singularidade da
arte – conceitos teóricos e exemplos práticos |
120 |
Módulo: Mediações técnicas.
Da multiplicidade à singularidade das linguagens artísticas:
- configurações (elementos constitutivos)
- funcionamento |
360 |
Módulo: Propostas Artísticas
As diferentes linguagens: Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Dança, Performance, Cinema, Música,
Fotografia, Arte na Rede de Computadores.
Material: Caixas de Interfaces |
Ensino Fundamental séries finais |
Conhecendo Territórios Demarcados
Foco: Singularidade da Arte |
30 |
Módulo: Singularidade da arte -
conceitos teóricos e exemplos práticos |
120 |
Módulo: Arte como conhecimento.
As singularidades das linguagens artísticas:
O conhecimento da técnica, do fazer, o desejo da especialização, a criatividade e a autonomia
da criação. |
360 |
Módulo: Proposições.
Reinvenção do mundo.
Criação de Mundos: do imaginário à tecnologia.
Material: Caixas de Interfaces |
Caixas de Interfaces |
"Tudo o que é importante eu posso colocar numa caixa"
(Marcel Duchamp) |
A Caixa de Interfaces define-se como uma proposta contemporânea de kit
educativo. Neste projeto, estabelecem relações corporificadas entre materiais e sujeitos, criando
universos de arte com diferentes territórios. As caixas de interfaces possibilitam a materialização
da captura do mundo para a Educação Infantil; a alocação da configuração e
do funcionamento das diferentes linguagens artísticas, para as séries iniciais do Ensino Fundamental; e
a ambientação e criação de sistemas de linguagens (a caixa preta do teatro, o cubo branco
da galeria de arte, os mundos possíveis das personagens e dos livros de histórias etc.) para
as séries finais do Ensino Fundamental. |
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Intersecções
reflexivas: estabelecimento de relações entre arte local e conceitos de arte.
Objetos relacionais: a captura do mundo |
Voz, sons e palavras |
Corpo, formas e cores |
Identidades, lugares, mitos e memórias |
Ensino Fundamental Séries Iniciais |
Intersecções reflexivas:
estabelecimento das relações existentes entre a arte e a vida e a sua tradução nas
diferentes áreas artísticas |
Caixa de livros |
Caixa de imagens, fotografias e cinema |
Caixa de pintura |
Caixa de teatro, dança e performance |
Ensino Fundamental Séries Finais |
Intersecções
reflexivas:
Parâmetros para escolha de experiências artísticas a serem promovidas pela escola e vivenciadas
dentro e fora dela. |
Ambientes da arte e seus
recursos:
o espaço, o museu, o teatro e espaços imaginários inspirados pelos livros e histórias
criadas.
Banco de dados: imagens, músicas, narrativas e poemas, aulas.
RPG. |
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DTI - Núcleo de Mídias Digitais |
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