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Considerações Finais

A concepção do ambiente virtual de aprendizagem e a própria proposta do curso valorizam a participação ativa dos cursistas, colocando-os no centro de nossos interesses. Ao solicitar a elaboração de um projeto final educomunicativo, o curso propunha a aprendizagem pelo fazer colaborativo, em que a teoria tem sentido quando colocada em prática. O ambiente virtual garantiu o acompanhamento dos tópicos, dos exercícios e, principalmente, o diálogo entre cursistas e tutores, aproximando no virtual o que a distância física poderia tornar difícil.

A forma em que se deu a relação entre cursistas, tutores, coordenação geral, equipe operacional e equipe técnica, teceu laços colaborativos consistentes evidenciados pela troca dialógica e assídua de experiências e idéias que culminaram com o bom resultado do projeto. Os resultados deste curso aparecem consubstanciados nos trabalhos finais - alguns surpreendentemente rigorosos em relação aos conceitos envolvidos e outros dotados de acentuada criatividade. Na pesquisa avaliativa realizada ao final do projeto, em que responderam um total de 2036 pessoas, o que corresponde a 91% dos matriculados (o sistema permitia que o cursista votasse apenas uma vez), houve, praticamente, unanimidade quanto à contribuição que o curso ofereceu para a melhoria da qualidade do ensino ministrado pelos cursistas nas 1.024 escolas onde prestavam serviço, no segundo semestres de 2002.

Os cursistas, ao mesmo tempo que conheciam a teoria sobre educomunicação e audiovisual na sala de aula, aplicavam esses conceitos no AVA, no papel de alunos de um curso que valeu-se de recursos audiovisuais, da Internet e da relação educomunicativa entre seus participantes. Além disso, os mesmo puderam vivenciar, ao usar o fórum, por exemplo, a aprendizagem colaborativa proposta pelo sócio-construtivismo.

Um dos grandes medos dos professores em relação à presença da tecnologia é não saber dominá-la e ser substituído por ela. A proposta educomunicativa levada a cabo pelo projeto Educom.TV propiciou a percepção de que a tecnologia é uma grande aliada do professor na sala de aula e na vida cotidiana, pois, por intermédio do curso, os professores-cursistas puderam usar efetiva e sistematicamente o computador, a Internet e e-mails. Outro receio geral dos professores, ao fazer um curso a distância, é com a perda da interação humana, tão importante no processo de ensino-aprendizagem presencial. Entretanto, foi possível perceber que conforme é estabelecida a qualidade das relações por meio de ferramentas de comunicação interna do curso, a interação humana pode não se perder, e mais, continuar a colaborar para concretizar a aprendizagem.

Os vínculos afetivos estabelecidos entre tutores e cursistas pode ser constatado pela criação, por iniciativa dos próprios cursistas, de grupos de discussão que permanecem ativos até hoje (setembro de 2004). Mesmo com o término do curso, o ambiente virtual de aprendizagem continuou sendo visitado e, a partir dele, nasceram grupos de discussão que mantiveram o contato entre tutores e cursistas. É por intermédio desse contato que há notícias da aplicação de muitos projetos elaborados pelos professores.

Além da formação de professores da Rede Pública Estadual na perspectiva educomunicativa, o projeto Educom.tv ofereceu uma contribuição importante para a formação de professores a distância de modo geral, pois a equipe vivenciou intensamente todo o processo de construção um curso a distância, desde a elaboração dos objetivos do curso, da metodologia, do conteúdo temático, do ambiente virtual de aprendizagem, das ferramentas disponibilizadas no AVA, da seleção e treinamento dos tutores, seleção dos cursistas, preparação dos encontros presenciais para grupos grandes, formas de avaliação das atividades e avaliação final dos projetos.

 

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