Passar para o conteúdo principal

PUC no PAÇO | Multimeios + Crítica e Curadoria - 10/09/2020.

Em uma parceria entre o Paço das Artes e a PUC-SP organizada por Marcus Bastos (PUC-SP) e Priscila Arantes (PUC-SP e Paço das Artes) por meio dos cursos “Comunicação e Multimeios” e “Arte: História, Crítica e Curadoria”, o programa PUC NO PAÇO chega à sua quarta edição com o tema Rituais de Complexidade que objetiva discutir as obras de Fernando Velázquez. O bate-papo acontece na próxima quinta-feira, 10/09, às 18h, estarão presentes o artista visual Fernando Velázquez e Daniel Hora (Universidade Federal do Espírito Santo).

Fernando Velázquez [Montevideo, Uruguay, 1970, vive e trabalha em Sao Paulo] é artista visual. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, performances audiovisuais e imagens geradas com recursos algorítmicos. Na sua pesquisa explora a relação entre Natureza e Cultura colocando em diálogo dois tópicos principais, as capacidades perceptivas do corpo humano e a mediação da realidade por dispositivos técnicos. Se interessa pelo cruzamento da arte com outras áreas do conhecimento como a ciência, a filosofia e a antropologia visual de forma a construir processos e metodologias híbridas. Mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-SP, pós graduado em Video e Tecnologias On e Off-line pelo Mecad de Barcelona, participa de exposições no Brasil e no exterior com destaque para a The Matter of Photography in the Americas (Cantor Arts Center, Universidade de Stanford, USA, 2018), Emoção Art.ficial Bienal de Arte e Tecnologia (Itaú Cultural, Brasil, 2012), Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), Mapping Festival (Suiça, 2011), WRO Biennale (Polônia 2011) e o Pocket Film Festival(Centre Pompidou, Paris, 2007). Recebeu, dentre outros, o Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008) e o Vida Artificial (Espanha, 2008). Foi professor convidado na PUC-SP, FAAP-SP e Senac-SP e ministra palestras e workshops em instituições públicas, privadas e do terceiro setor como por exemplo, Stony Brook University (Nova Iorque), Cyberfest (São Petesburgo, Rússia), Naustruch (Sabadell, Espanha), Visiones Sonoras (Morelia, México). Tem organizado projetos e exposições como Motomix 2007, Papermind Brasil, Projeto !wr?, Adrenalina e Periscópio e entre 2015 e 2018 foi o curador e diretor artístico do Red Bull Station em São Paulo.

Marcus Bastos é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012.

Priscila Arantes
É pesquisadora, crítica e curadora no campo da arte e estética contemporânea. Formada em filosofia pela USP, com pós doutorado pela UNICAMP e Penn State University (USA), é bolsista em produtividade pesquisa pelo CNPq, coordenadora do grupo de pesquisa Arte, Design e Memória (CNPq) e professora e vice-coordenadora do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Daniel Hora
Professor do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Formado em comunicação pela USP

Giovanna Gregório
Estudante de Arte: história, crítica e curadoria na PUC-SP, representante brasileira na Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia Del Arte (Red-LEHA) e integrante do Comitê Brasileiro de Estudantes de História da Arte (CBEHA)

site do velázquez | blogart.com

TV PUC Arte&Pesquisa