Quem Somos

Pesquisadores

Parceiros Internacionais

Parceiros Nacionais

Etapas da Investigação

Produções Bibliográficas

Galeria de Imagens

Banco de Dados

Notícias

Links

A nova etapa da pesquisa

Juventudes, Infâncias: Políticas, Culturas e Instituições Sociais com link para um texto mais elaborado Dando continuidade a linearidade dos estudos estruturada pelo Projeto Jovens Urbanos, a nova etapa da pesquisa que vai de 2013 a 2016 intitulada de "Juventudes, Infancias: Políticas, Culturas e Instituciones Sociales", tem como proposta levantar e problematizar os conceitos de infância e juventude constituídos no decorrer da historia, e as alterações que marcaram na definição destes com o passar dos anos, levando em conta as dinâmicas, interações e instituições que permeiam o tema, com o objetivo de identificar os métodos de articulação destes protagonistas em grupos, coletivos entre outras organizações, para produzir e disseminar o conhecimento por meio de iniciativas de formação e investigação.

A partir da identificação das características da produção do conhecimento, é possível fazer uma análise das condições de vida, enfatizando a questão da desigualdade, seja na situação de exclusão, pobreza, injustiça, ou das manifestações de violência influentes e determinantes na vida das crianças e jovens dos mais diversos países, das politicas públicas vigentes e de outras formas institucionais que viabilizam novas dinâmicas culturais.

Ao assumir a heterogeneidade dos sujeitos a serem estudados, suas diferentes potencialidades e motivações, o projeto tem como meta o levantamento de propostas de ações e estratégias que auxiliem na valorização da pluralidade existente na infância e juventude, que possibilitem a transformação dos ambientes, relações, interações e práticas, afim de garantir seus direitos e desenvolver suas potencias.

Para tanto, torna-se necessária uma análise constante dos direitos e das politicas publicas adquiridos constantemente na América Latina, além do exercício ativo e participativo existente neles. Seguindo o fundamento de que a relação entre os jovens e a cidade pode se dar de forma consentida ou insidiosa e tendo como base os últimos acontecimentos sucedidos em diversas cidades brasileiras desde junho de 2013, sendo esses, as manifestações contra o aumento da passagem e os desdobramentos da mesma, rolezinhos, parque augusta etc. Essa pesquisa tem como propósito investigar a articulação dos jovens em relação às políticas da cidade e as formas de institucionalidades presentes neste percurso. Para que tais questões fossem respondidas, foi selecionado o acontecimento do Projeto Parque Augusta.

Dentro da perspectiva cidade e juventude a pesquisa se propõe a analisar o porquê da escolha pelo espaço Parque Augusta, a ótica de utilização do usuário sobre o parque tanto quando ele se mantinha aberto quanto agora que se mantem a portões fechados, bem como se constitui a estrutura e a ação do grupo que encaminha o projeto Parque Augusta. Em relação às institucionalidades a investigação analisará as formas pelas quais os jovens se relacionam com as instituições presentes nesse processo, assim como as mesmas se relacionam com esses jovens e qual a postura tomada por tais instituições diante ao projeto Parque Augusta.