Selecione abaixo a informação que deseja visualizar.

Página Inicial
Curso da UAM
História do Jornal
Quem Somos
Crônicas
Astrologia
Aspectos Biopsicossociais
Com a Palavra o Professor
Gente Notável
Entrevista
Eventos & Notícias
Palavra Poética
Sabor & Saber
Turismo
Curiosidades
Caça-palavras
Cultura & Lazer
Carta do Leitor
Edições Anteriores
Videoteca
Galeria de Imagens
Fale Conosco
  Cadastre-se

 

 

Página inicial  
 


Êta trem bom

Por Sueli Carrasco

Pão de queijo é um tipo de biscoito de polvilho doce ou azedo com sal, ovos, óleo vegetal, água, leite, e queijo ralado. Massa elástica e macia com pequenas variações no modo de fazer.

Polvilho doce ou azedo é um derivado da mandioca. Quando ela chega à fábrica é limpa e moída. O caldo mais concentrado fica mais decantado, fica coberto com água até decantar. Depois é levada em caixas de cimento para fermentar naturalmente por trinta dias.

Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca doce, pão de pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, são termos usados para designá-la. É uma raiz tuberosa da família das Euphorbiaceae. Sua origem mais remota supõe-se que seja do sudoeste da Amazônia. Antes da chegada dos europeus à América, ela já fazia parte do cultivo alimentar. Depois do arroz e do milho, é a terceira maior fonte de carboidratos e um dos principais alimentos básicos de mais de meio bilhão de pessoas pelo mundo. Hoje a Nigéria é seu maior produtor.

Existem várias lendas sobre sua origem, a mais conhecida é a de Mani, neta de um poderoso cacique. Era uma indiazinha linda e graciosa que morreu de repente sem ficar doente. Foi enterrada dentro da oca onde nasceu e morou, como era costume de seu povo. Todos os dias os índios iam visitar sua sepultura e choravam sobre ela, até que surgiu uma planta desconhecida sobre sua cova, os índios resolveram cavar para ver que planta era. Tiraram-na da terra e ao examinar sua raiz viram que era marrom por fora e branca por dentro. Após cozinharem e provarem essa raiz, perceberam que se tratava de um presente do Deus Tupã. A raiz de Mani veio para saciar a fome da tribo. Os índios deram o nome à raiz de Mani e como nasceu dentro da oca ficou Manioca, que hoje chamamos de mandioca.

Como qualquer receita a origem do Pão de Queijo é incerta. Supõe-se que tenha sido criada no século XVIII, em alguma fazenda do estado de Minas Gerais. Na época, o Brasil não produzia trigo e sua importação era muito cara; as cozinheiras tinham que ser criativas para fazer o pão de cada dia para seus senhores. A alternativa foi o polvilho, já que o país sempre foi grande produtor de mandioca. Nesta mesma época houve grande sobra de queijo em Minas Gerais, e eles começaram a endurecer (queijo curado). Para não haver desperdício, passou a ser ralado e introduzido na receita do pão feito de polvilho, assim surgindo o pão de queijo.

Há outra corrente sobre sua história, que teria sido criado no período da escravidão a partir da união do leite e dos ovos (ingredientes típicos das receitas portuguesas), com a farinha de mandioca, muito usada pelos índios e nativos do Brasil Se as lendas são verdadeiras não sabemos, mas a verdade é que o pão de queijo começou a se popularizar no Brasil a partir da década de 1950, quando surgiram estabelecimentos que se especializaram em servir a iguaria.

Países da América do Sul como Uruguai, Argentina e Paraguai tem a Chipa cuja única diferença do pão de queijo é seu formato em U. Similares e iguais estão por toda América Latina: Na Colômbia temos o Pandebono, no Equador a Pandevuca, na Bolivia o Cuñape.

O pão de queijo é nutritivo e saudável, pois possui água, sais minerais, vitaminas e proteínas e sua receita está livre de glúten.

O pão de queijo é muito especial para nós brasileiros. Para homenageá-lo foi criado o seu dia, 17 de agosto. Nesta data em 2007, acabava um concurso que elegia o melhor pão de queijo do Brasil, feito por um programa de televisão.

Pão de queijo é um dos símbolos da culinária nacional, cheio de charme que nos dá um desejo enorme de degustá-lo com um gostoso cafezinho.

 

Fontes:

www.massamadreblog.com.br
Acessado: 02/08/2019

https://wikipediaorg/wiki/pao_de_queijo
Acessado 02/08/2019

https://www.sohistoria.com.br/lendasemitos/mandioca/
acessado 02/08/2019

 
Edições Anteriores
Edição Nº 29
 
 
* Os artigos publicados no jornal Maturidades são de inteira responsabilidade dos autores
(que exprimem suas opiniões e assinam seus artigos) devendo ser encaminhada
a estes toda e qualquer sugestão, crítica ou pedido de retratação.
       
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo • PUC-SP - Design DTI•NMD - 2016