Course 12: by J. L. Meurer - Texto e contexto na lingüística sistêmico-funcional: estratificação, metafunção e outros parâmetros para o estudo da linguagem
 
Text and context in Systemic Functional Linguistics: stratification, metafunction and other parameters for languagem studies
 
(This course will be given in Portuguese)
 
A lingüística sistêmico-funcional (LSF) é uma teoria da linguagem e um método de análise de textos e seus contextos de uso. Em sua perspectiva mais ampla, a LSF procura explicar como os indivíduos usam a linguagem e como a linguagem é estruturada em seus diferentes usos (Eggins, 2004). Este curso pré-congresso é uma introdução aos principais parâmetros teóricos e metodológicos utilisados na LSF e à sua aplicação à análise de textos. Exploraremos a noção de estratificação e o que significa descrever a linguagem como “um sistema semiótico complexo, tendo vários níveis ou estratos” (Halliday & Matthiessen, 2004, p. 24). Além disso, discutiremos as noções de metafunção e instanciação e sua interação com os níveis de estratificação. Daremos atenção especial a registro como configuração lingüística relacionada ao contexto da situação e a gênero como elemento do contexto da cultura. Incentivaremos também a reflexão sobre o potencial da LSF como ferramenta na análise crítica do discurso e na análise sócio-semiótica de textos multimodais.
Referências:
Butt, D; Fahey, R; Feez, S.; Spinks, S & Yallop, C. (2001) Using functional grammar: An explorer’s guide (2nd. ed.) Sydney: Macquarie University.
Eggins, S. (2004). An introduction to systemic functional linguistics (2nd. ed.). New York and London: Continuum.
Halliday, M. A. K., & Matthiessen, C. M. I. M. (2004). An introduction to functional grammar. (3rd. Edition), (esp. pp. 24-31). London: Arnold.
Meurer, J. L. (2004). Ampliando a noção de contexto na lingüística sistêmico-funcional e na análise crítica do discurso. Linguagem em Discurso, 4 (Número Especial - Análise Crítica do Discurso), 133-157.
Meurer, J. L. (2005). Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In J. L. Meurer, A. Bonini & D. Motta-Roth (Eds.), Gêneros: teorias, métodos, debates. (pp. 81-106). São Paulo: Parábola Editorial.
Ravelli, L. (2000) Getting started with functional analysis of text. In: L. Unsworth (Ed.), Researching language in schools and communities. Functional linguistic perspectives. (pp. 27-64). London and Washington: Cassell.
Young, L. & Harrison, C. (2004). Systemic functional linguistics and critical discourse analysis. Studies in social change. London/New York: Continuum.
Course 12
6, 7, 8 July 2006, 8:30 am to 12:30 pm