II Colóquio
        Apresentação
        Objetivos
        Atividades
        Período
        Local
        Público-Alvo
        Organização
        Releases

   Programação
        Programa
        Convidados
        Conferências
        Mesas-Redondas
        Oficinas
  
      Relato de
        Experiência

        Painéis

   Inscrição
        Orientações Gerais
        Participantes
        Relato de
        Experiência

        Painéis

   Informações para o visitantes

   Fale Conosco

   I Colóquio

 


RELEASES

II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL

Encontro discute e apresenta ações e práticas voltadas para a promoção da cidadania, da justiça social, da inserção socioeconômica e do desenvolvimento sustentável

Um grande encontro internacional está sendo organizado pelo Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, com a participação do SESC-SP, e promovido pela Universidade Michel de Montaigne – Bordeaux 3.

O II Colóquio Internacional de Animação Sociocultural terá como tema: “Cidadania e Democracia: Desafios da Animação Sociocultural na mobilização, participação e intervenção”, será realizado de 12 a 15 de setembro deste ano, no SESC Vila Mariana, na cidade de São Paulo.

Este evento brasileiro é a continuação de um trabalho que começou em novembro de 2003, em Bordeaux, na França, quando foi realizado o “I Colóquio Internacional: A Animação na França e suas analogias no exterior”. Com iniciativa e coordenação do prof. Jean-Claude Gillet, da Universidade Michel de Montaigne -Bordeaux 3 –, o encontro teve por objetivo avaliar a atualidade teórica e prática da animação sociocultural, profissional e voluntária, levando em conta as concepções que originaram estas práticas na França e suas analogias em outros países.

“ O nosso evento pretende promover a troca de experiências e reflexões para avançar na análise de um panorama amplo de ações e práticas voltadas para a promoção da conquista da cidadania, da justiça social, da inserção socioeconômica e do desenvolvimento sustentável num mundo globalizado,” explica a professora Mariângela Belfiore Wanderley, da Pontifícia Universidade Católica, responsável pela organização do evento no Brasil.

Palestras, debates, oficinas e relatos de experiências

No encontro serão realizadas conferências, mesas de debates e oficinas de transferência de metodologia e tecnologias de animação social. A partir de maio estarão abertas as inscrições para relatos de experiências de animação sociocultural e apresentação de painéis com experiências inovadoras na área.

Mobilização pela cidadania e inclusão social

A professora Mariângela Belfiore Wanderley lembra que “a animação sociocultural é herdeira da Educação Popular e de valores como o acesso igualitário à cultura, e teve na França, nos últimos anos, crescente desenvolvimento ligado à conquista da cidadania pelos grupos sociais desfavorecidos.” E comenta:

Os animadores intervêm em diversas áreas da vida social e cultural: na ação socioeducativa; lazer; turismo e esportes; formação; cultura; relações interculturais; inserção e desenvolvimento local. Podem também efetivar projetos de intervenção ligados à vida associativa, nos equipamentos sociais ou nas “coletividades territoriais”, como são chamados os grupos dos bairros onde os trabalhos são realizados .
Informações
A sede da organização do evento está instalada no Instituto de Estudos Especiais, da PUC/SP.

IEE-PUC
Rua Ministro Godoy, 1173
CEP 05015-001 São Paulo – SP - Brasil

Os contatos podem ser feitos pelo telefone: 55 (11) 3871-4429 / 3801-1349 / 3801-4561 ou pelo e-mail coloquioanima2@pucsp.br.