aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

CLÍNICA INFANTIL E DA PRÉ-ADOLESCÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

Horário da Supervisão

5ª feira

das 16:00h às 19:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

Coordenadora:Profa. Dra. Rita de Cassia Ferrer da Rosa

Carga horária:

• 300 modalidade;
  • 200 serviço;
  • 70 atividade acadêmico-científica;
  • 30 monografia.

Duração: um ano e dois meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

• Análise dos documentos apresentados;
  • Ter título de graduação em Psicologia;
  • Estar engajado em psicoterapia;
  • Ter algum conhecimento acerca da teoria junguiana;
  • Participação de entrevista (agendada previamente) com a supervisora.

Introdução e justificativa

A modalidade de aprimoramento “Clínica Infantil e da Pré-Adolescência sob a Perspectiva da Psicologia Analítica” visa contribuir para o desenvolvimento e instrumentalização do manejo clínico e tem a finalidade de aprimorar a prática clínica em consonância à articulação teórica dos postulados da Psicologia Analítica.

A psicologia analítica dispõe de amplo subsidio teórico e técnicas que amparam a compreensão do psiquismo do ser humano ao longo de seu processo de desenvolvimento e a infância e adolescência se configuram como importantes fases deste processo. A teoria de C. G. Jung e de estudiosos que se ocuparam em ampliar e reformular suas ideias, como Erich Neumann, Michael Fordham, Dora Kalff, Von Franz, entre outros, trouxeram importantes contribuições para a compreensão do funcionamento do psiquismo infantil e do adolescente, contemplando sua estrutura e seus aspectos dinâmicos (conscientes e inconscientes).

O escopo desta modalidade refere-se ao atendimento de crianças e pré-adolescentes. A prática clínica proposta inclui atividades lúdicas (brinquedos e jogos), técnicas plásticas (desenhos, pinturas, etc.), trabalho com sonhos (material onírico) e uso de narrativas míticas, recursos que notavelmente auxiliam o processo psicoterapêutico.

A proposta do trabalho compreende uma abordagem integrada (teoria e prática) e está sensível a diversidade e complexidade das demandas da clínica-escola. Considerando-se que tais aspectos favorecem potencialmente o desenvolvimento e amadurecimento do trabalho clínico e mostram-se relevantes para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Objetivo Geral

Promover o aprendizado e aperfeiçoamento da prática profissional no atendimento clínico a crianças e pré-adolescentes, amparado pelo aporte teórico da Psicologia Analítica.

Objetivos específicos

• Habilitar e desenvolver o manejo clínico da criança e do pré-adolescente sustentado por dispositivos prático-teóricos.
  • Sensibilizar e desenvolver o terapeuta para a compreensão das expressões psíquicas das crianças e pré-adolescentes no contexto clínico.

Metodologia e Recursos Necessários

A metodologia para alcançar os objetivos da presente modalidade inclui:

• Atendimentos clínicos semanais (2 a 3 pacientes, o candidato se responsabilizará pelo paciente desde o início até a finalização dos atendimentos);
  • Elaboração de relatório semanal e final de todos os atendimentos realizados;
  • Participação dos grupos de supervisões semanais para discussão teórico-prática dos atendimentos;
  • Leitura: livros, artigos, dissertações e teses.

Requisitos de aprovação

• Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
  • Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e que será avaliado de acordo com o regulamento do aprimoramento.
  • Participação na Atividade Acadêmico-Científica em 2018 e 2019.
  • Demonstração de capacidade para conduzir um caso, capacidade para tomar decisões durante os atendimentos e compreensão clínica dos casos em atendimento.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento

Conteúdo programático

Processo saúde-doença e suas múltiplas determinações

O conteúdo previsto inclui articulação teórica dos fenômenos psíquicos observados no contexto clínico por meio de textos da obra de C. G. Jung, especificamente suas formulações acerca do psiquismo da criança e do adolescente. Os postulados de Erich Neumann e o desenvolvimento da personalidade, e a compreensão do psiquismo infantil à luz da teoria de Michael Fordham.

Também serão abordados narrativas míticas e interpretações de técnicas projetivas (desenhos, pinturas, etc.)

Cronograma de aulas

• conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

Referências Básica

FORDHAM, M. A criança como indivíduo. Trad. Marta Rosas. São Paulo:Cultrix, 1994.

JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. Tradução de Frei Valdemar do Amaral – Petrópolis: Vozes [1915], 2013.

NEUMANN, E. A Criança - Estrutura e dinâmica da personalidade em desenvolvimento desde o início de sua formação. São Paulo: Cultrix, 1995.

Referências Complementar

GREGG M. F. O mundo secreto dos desenhos – uma abordagem junguiana da cura pela arte. PAULUS, São Paulo, 2004

JUNG, C. G. A prática da psicoterapia. Trad. Maria Luiza Appy O.C. - Petrópolis: Vozes, 2013.

HORSCHUTZ, R. W. A importância das vivências infantis para o futuro processo de individuação. São Paulo, 2006 Monografia Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP – São Paulo, 2006

MATHIAS, D. Sonhos de criança no referencial teórico da psicologia analítica. São Paulo, 2012 Dissertação (mestrado em psicologia clínica) , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.

VON FRANZ, M. L. A interpretação dos contos de fadas. Trad. Maria Elci Spaccaquerche Barbosa – São Paulo: Paulus, 1990

Faça sua INSCRIÇÃO