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Design: o espaço intersticial

 

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Diagramas são abstratos porque são conceitual e ontologicamente distintos da realidade material, mas são agencias de reunião, organização e deslocamento. Cada situação é uma composição de forças, expressão do diagrama, de um dispositivo abstrato.

Cada composição de forças faz parte de conjuntos mais amplos, através dos quais se comunicam. Eventos num lugar refletem-se em outros lugares e escalas. Campos são os modelos de acidentes de influência que chamamos diagramas. Como eventos remotos, separados no tempo mais que no espaço, são relacionados?

O desafio do design: abordar o incorpóreo, o espaço intersticial. O espaço de síntese, integração e catástrofe. Interação de sistemas dinâmicos: um invisível (diagrama) e outro visível (real). O virtual relaciona-se com o atual não por transposição, mas por transformação, através de integração, organização e coordenação. Não são imateriais, mas incorpóreos. Manifestam-se no tempo, não no espaço.

Pesquisas visam fenômenos macrocóspicos, híbridos e globais, concebidos como sistemas abertos. Tomam estes fenômenos através de suas qualidades. São organizações de efeitos, não quantidades. O mundo é de eventos. Qualidades são entidades densas e complexas. Investigar o mundo qualitativo de modo sistemático.

 

configurações e variações de fluxo e fixação em estruturas paracristalinas

Um novo tipo de matrix, integrada e auto-organizadora: um soft system. O sistema é guiado por sua capacidade de mover e se diferenciar internamente, de absorver e trocar informações com o entorno, de desenvolver sistemas complexos interdependentes. Uma densa rede de informações e feedback.

Modelar sistemas não-lineares, que se transformem de modo indeterminado ao longo do tempo, manifestando continuamente novas propriedades, formas e padrões. Sistemas de desenvolvimento complexo, globalmente contínuos e integrais mesmo quando sejam resultantes de sucessivas catástrofes locais.

Buscar pontos críticos na organização geométrica. Pontos precários de liquefação, onde emergem um novo espectro de comportamento. Regiões que são ilhas de atividade que permanecem em flutuação contínua. A complexidade e criatividade de um sistema geométrico atinge seu máximo no ponto de transição líquido, no seu estado mais mole.

 

Textos de Sanford Kwinter em:

The hammer and the song, in Diagrams, OASE Architectural Journal, 48, 1998 
Emergence: or the Artificial Life of Space, in Anywhere, NY, 1993.

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design research

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