Voltar para página inicial

Evento

PUC-SP discute a Gerontologia Social

A discussão será realizada na 14ª Semana de Gerontologia / I Simpósio Internacional de Gerontologia Social, a ser realizada entre 06 e 07 dezembro 2012, das 8 às 17 horas, no auditório 239, no campus Perdizes, São Paulo. Inscrições abertas e vagas limitadas.

Por Comissão de Divulgação/Pós em Gerontologia da PUC-SP

O objetivo do evento é fazer uma releitura da Gerontologia Social, visando refletir sobre como ela vem sendo compreendida e desenvolvida, principalmente na América Latina. No Brasil é notória a confusão que se faz entre a Gerontologia (e sua área social de concentração) e a Geriatria. Talvez isso se explique pelo fato de que haja uma tendência forte de se voltar mais o foco para as questões relativas à saúde, principalmente a partir de vertentes biologizantes. Neste evento, essa tendência é problematizada à luz do reconhecimento de que novos e importantes desafios – teóricos e metodológicos – tem se imposto a este campo de estudos.

A Gerontologia Social se confronta com as rígidas fronteiras que ainda regem as ciências radicadas em campos diversos do conhecimento. O recorrente “confinamento” da velhice e do processo de envelhecimento ao âmbito da saúde, somado à minimização da contribuição de outras matrizes científicas e filosóficas para a reflexão sobre os mesmos, levaram o Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP a definir o tema deste evento, chamando a atenção para a construção da Gerontologia Social como área interdisciplinar de saber.

Vale lembrar que, no Brasil, todos os Programas de Mestrado e Doutorado em Gerontologia são avaliados a partir de sua inserção na Câmara de Saúde, do Comitê Interdisciplinar (antes Multidisciplinar) da CAPES. O Programa da PUC-SP, único no Brasil que tem como área de concentração a Gerontologia Social, vivencia uma situação paradoxal: de um lado, sua produção intelectual resulta das pesquisas (desenvolvidas e/ou em desenvolvimento) cujo ponto de apoio é, principalmente, o diálogo entre pressupostos das Ciências Humanas e Sociais; de outro, sua avaliação é realizada a partir de princípios e critérios das Ciências da Saúde.

O envelhecimento populacional e seus desdobramentos subjetivos e sociais constituem a questão-problema para o campo da Gerontologia Social. Não sem razão, representantes de movimentos sociais, políticos e religiosos buscam, na academia, subsídios teóricos e práticos para as várias ações que desenvolvem. Nessa perspectiva, a Gerontologia Social pode e deve contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas governamentais e institucionais direcionadas à população que envelhece, bem como para a constituição e consolidação de uma comunidade gerontológica nacional.

Programação

Entre os temas a serem abordados na 14ª Semana de Gerontologia e I Simpósio Internacional de Gerontologia Social estão: “Longevidade e novas configurações sociais”, “Saúde e Envelhecimento-Desafios na Contemporaneidade”, “Políticas Sociais e Envelhecimento”, “Envelhecimento e Contextos Familiares”, e “Gerontologia Social: desafios teórico-metodológicos”.

A 14ª Semana de Gerontologia e I Simpósio Internacional de Gerontologia Social contará com pesquisadores convidados do Brasil, Argentina e Alemanha, já confirmados. Entre eles, Dagmara Wozniak, Ricardo Iacub, Claudia Arias, Maria Isolina Dabove, Luzia Wilma Santana da Silva, Guitta Grin Debert, Marisa Accioly Rodrigues Domingues, Samila Sathler Tavares Batistoni, Andréa Lopes, José Carlos Ferrigno e Monique Borba Cerqueira.

Informações

O evento é promovido pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP e será realizado entre os dias 06 e 07 dezembro de 2012, das 8 às 17 horas, no auditório 239, do Prédio Novo, rua Ministro Godói, 969, campus Perdizes.

Inscrições

As inscrições já estão abertas, com investimento de R$ 30,00, e vão até dia 5 de dezembro. O depósito deve ser feito no Bradesco, agência 3394-4, conta 132220-6, CNPJ 60990751/0001-24. Uma vez realizada a inscrição, deve-se confirmá-la, enviando cópia do depósito por e-mail (geronto@pucsp.br) e preenchimento de ficha de inscrição com Rafael, pelo fone (11) 3670-8274. Vagas limitadas!


Promoção

Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia / FACHS-Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo /PUC-SP

 

Apoio Musical

OS SERESTEIROS DA MATURIDADE

 

Apoio


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desenvolvido por DTI - Núcleo de Mídias Digitais