Professoras do Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP publicam o livro Literatura e Ensino: Territórios em Diálogo

A obra é resultado da parceria com a EDUC e a CAPES e foi organizado pelas

professoras doutoras Diana Navas, Elizabeth Cardoso e Vera Bastazin.

 

Em abril de 2018 chega às livrarias o título Literatura e Ensino: Territórios em Diálogo, organizado por docentes do Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. As professoras doutoras Diana Navas, Elizabeth Cardoso e Vera Bastazin foram responsáveis pela idealização e realização de evento homônimo, que ocorreu no Tucarena, da PUC-SP, entre os dias 12 e 13 de abril de 2016.

A obra reúne textos dos participantes do evento. O conjunto é formado por pesquisadores nas áreas de Literatura e Ensino, editores, escritores e ilustradores, como Maria José Palo, Renata Junqueira, Marisa Lajolo, Regina Silva Michelli, Rildo Cosson, Tania Rösing, Stella Barbieri e Fernando Vilela. O volume publicado pela EDUC, editora da PUC-SP, foi financiado pela CAPES.

A professora doutora Vera Bastazin avalia que "a publicação de um livro que reúne vários especialistas nas áreas de Literatura e Ensino traz consigo um significado expressivo e uma alegria própria de conquistas realizadas no meio acadêmico. Literatura e Ensino: Territórios em Diálogo é a expressão de resultados parciais de investigações ligadas a pesquisadores de vários pontos do Brasil e também de um trabalho concentrado na PUC-SP, em particular, no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária, onde diversos professores têm se dedicado à produção de pesquisa sobre a importância do literário no âmbito da formação do indivíduo, desde os primeiros anos de vida. Um livro que, sem dúvida, deve ser lido por todos aqueles interessados em pensar sobre o processo de formação integral da criança e adolescente".

Com uma pesquisa aprofundada nas áreas de Literatura Infantil e Teoria do Conto de Fadas, além de autora de obras literárias para crianças e jovens, a professora doutora Elizabeth Cardoso considera que “o livro é a reunião dos mais renomados pensadores das confluências e dos desafios da área Literatura e Ensino. Professores, autores e pesquisadores têm agora uma rica fonte para consulta, debate e inspiração”.

Por sua vez, a professora doutora Diana Navas, pesquisadora na área de Literatura Juvenil e organizadora de diversos títulos acadêmicos, nacionais e internacionais, dedicados ao assunto, expõe: “Este livro, resultado de um conjunto de palestras e conferências preparadas para um encontro de especialistas, contribuirá, sem dúvida, para ampliar as reflexões – tão urgentes e necessárias – acerca das áreas de Literatura e Ensino. Sua riqueza reside, especialmente, no fato de contar com textos de pesquisadores, escritores, ilustradores, profissionais do mercado editorial e de gestores públicos, reunindo, assim, pressupostos teóricos e pensamentos críticos a partir de diferentes pontos de vista, os quais nos possibilitam compreender a complexidade do fenômeno literário e sua relação com o ensino”.

Para mais informações: http://www.pucsp.br/educ/catalogo/titulosavulsos/0583-8.htm

 

 

Curso

Literatura e Crítica Literária

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC