VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL E A AUTOCRACIA BURGUESA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Departamento

História.

Resumo

A violência institucional na segunda metade do século XX no Brasil é uma evidência que persiste e se incrementa, sobretudo dinamizada pela impunidade que contraria as regras formais do Estado democrático de Direito. Assenta-se tanto na ação de agentes do Estado quanto na aprovação de uma parte substancial da opinião pública, corroborada, em muitos aspectos, pelo uso invertido de mecanismos judiciais. Para analisar essa transformação dos sistemas de segurança nacional em órgãos de repressão, em sua atuação contra determinados segmentos da população, utilizam-se de acervos desses órgãos, entrevistas e notícias de jornais, dentre outros.

Palavras-chave

Violência institucional; Estado; autocracia; polícia; repressão.

Aplicações/produtos

Produção acadêmica e participação em entidades voltadas para a defesa dos direitos humanos nacionais e inter-nacionais. Site intitulado Observatório das Violências Policiais. Site: www.ovp-sp.org. Colaboração na cartilha do CDHS sobre "Abordagem Policial", disponível no site acima. Pesquisa alocada no Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL). Acesso: Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Vera Lucia Vieira (PUC-SP); Angela Mendes de Almeida (UFRRJ).

Equipe com participação ativa na pesquisa

Alunos de IC, mestrandos e doutorandos, como: Nilo Dias de Oliveira; Jussaramar da Silva; Luciana da Conceição Feltrim; Vanessa de Mattos Barbara Barbosa Born; Patrícia Spositto Merchi; Edson Violin Junior, Danilo Ferreria da Fonseca.

Financiamento/apoios

CAPES.