Com a edição das Pesquisas PUC-SP: Seleta 2010, ampliam-se os elementos para a reflexão de aspectos referentes à produção científica na Universidade.

O uso de uma metodologia inovadora e abrangente além do apoio e da receptividadedos pesquisadores institucionais garantiram o alcance do objetivo estabelecido na edição do ano de 2009, ou seja, testar o interesse e a aderência dos pesquisadores à proposta, já que eles são as principais fontes de dados. A adesão conseguida na edição anterior, de 245 pesquisas registradas, e a grande repercussão da divulgação das pesquisas, entre as que aderiram nesta edição, 389 pesquisas registradas, mostraram que esse objetivo ainda se encontra em processo.

Desenvolvida no interior da universidade, nos seus diferentes campi, a proposta Pesquisas PUC-SP: Seleta pode ser definida como um mapeamento inicial da instituição do trabalho acadêmico realizado pelos professores/pesquisadores. Nesta edição, o trabalho buscou sua consolidação e institucionalização, investindo no aperfeiçoamento metodológico e operacional, no aprimoramento da comunicação e na consolidação das parcerias internas.

Sua finalidade foi possibilitar transparência à comunidade interna e externa por meio da apropriação da dinâmica de funcionamento das pesquisas desenvolvidas pela PUC-SP. O documento também visou subsidiar a análise crítica de temáticas, objetivos, aplicações/produtos propostos, tendo em vista o desenvolvimento e o aprimoramento do que foi e do que se está pesquisando na universidade.

Apresentado, ainda que de forma breve e discreta, este mapeamento não é completo e exaustivo das pesquisas na PUC-SP. Também não se trata de um estudo formado pelas divisões tradicionais entre áreas, uma vez que o redesenho destas ainda continua em andamento em nossa Universidade. É um trabalho impregnado de riqueza e diversificação. Essa natureza torna-o particularmente apropriado para articular o futuro dinâmico e as complexidades intrínsecas, quer das pesquisas em andamento, quer daquelas que ainda estão por vir.