VALORES HUMANOS E EDUCAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo central analisar as concepções sobre educação em valores humanos e a realidade de escolas da rede de ensino público municipal e estadual da cidade de São Paulo. Os depoimentos coletados junto a gestores e alunos do Ensino Fundamental I permitiram verificar a realidade das aprendizagens adquiridas, atividades vivenciadas, concepções e projeções sobre o aprender e sobre o cotidiano da escola. Os resultados obtidos permitem explicitar os significados da educação em valores humanos nas práticas educacionais, as perspectivas e proposições, na visão dos educandos e educadores. O estudo revela a importância dessa reflexão sobre a realidade atual, na perspectiva da construção de uma sociedade mais humana.

Palavras-chave

Educação; valores humanos; escolas públicas.

Aplicações/produtos

Os resultados da pesquisa serão divulgados por meio eletrônico digital da Biblioteca Digital Sapientia da PUC-SP. Site: www.sapientia.pucsp.br. A produção refere-se a um trabalho de Iniciação Científica em fase de conclusão.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Nádia Dumara Ruiz Silveira.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Nadia Dumara Ruiz Silveira; Sophie Viviani Colombo.

Financiamento/apoios

CNPq.