UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CURRÍCULO TRADICIONAL E O CURRÍCULO NOVO DA FCMS ­ PUC-SP

Departamento

Cirurgia.

Resumo

Na FCMS da PUC-SP, o currículo EBP ­ Estudo Baseado em Problemas, foi instaurado há cinco anos, sendo que, no início deste trabalho, apenas o 5° e 6º anos seguiam o método tradicional. Pretendemos comparar a percepção dos alunos que ingressaram no internato em 2009 (método tradicional) e a daqueles que o iniciaram em 2010 (método EBP), quanto ao seu preparo para o internato, utilizando um questionário.

Palavras-chave

Estudo baseado em problemas; internato; currículo médico.

Aplicações/produtos

Ao contrário do resultado esperado, o aluno do método tradicional considera-se mais confiante em relação à prática médica. Isso pode ser observado em todas as dimensões, exceto nas "técnicas de aprendizado". Os resultados podem ser interpretados de diversas maneiras. É possível que haja certa insegurança por parte dos alunos do EPB devido à implantação recente do método. A turma do 5° ano é a primeira do novo método.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; concluído em 2010.

Pesquisadores Responsáveis

José Mauro da Silva Rodrigues; Beatriz Semer; Laís Pereira Bueno Millan.

Equipe com participação ativa na pesquisa

José Mauro da Silva Rodrigues; Beatriz Semer; Laís Pereira Bueno Millan.

Financiamento/apoios

CEPE ­ Comissão de Ensino e Pesquisa ­ PUC-SP; CNPq.