TRADIÇÃO E TRANSMISSÃO ORAL: GESTO, AMBIENTE, COMUNICAÇÃO

Departamento

Arte.

Resumo

Este projeto relê aspectos da transmissão de séries culturais e das operações transmissivas da oralidade e sua arte, retirando os objetos de estudo de uma observação isolada e/ou etnocêntrica, evidenciando a mobilidade dos trânsitos das oralidades tradicionais ou das culturas urbanas. Acresça-se que, no atual momento das discussões sobre a mundialização e aceleração das tecnologias e mídias, faz-se eminente uma reavaliação desses conjuntos. Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: investigar teorias que processam as séries culturais, os sistemas cognitivos e o texto oral; pensar as cartografias de oralidade como instrumento de trabalho, avaliar repertórios e grupos de investigação sobre o tema.

Palavras-chave

Oralidade; cultura; cartografia; texto; séries culturais.

Aplicações/produtos

Atividades de ensino e pesquisa resultantes de intercâmbio de professores e pesquisadores, como a visita do Prof. Antoni Rossell (UAB) à PUC-SP em 2006 para ministrar conferência no CEO. Em 2007, pesquisadores do CEO apresentaram suas pesquisas em Barcelona, durante o evento Envers Brasil: Les nits de poesia & musica, além da tese de Ricardo Pieretti defendida na UAB, co-orientada pela Profa. Jerusa Pires Ferreira.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010.

Pesquisadora Responsável

Jerusa Pires Ferreira.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Jerusa Pires Ferreira (PUC-SP); Amálio Pinheiro (PUC-SP); Daniel Rico (UAB); Antoni Rossell (UAB); Celso Martins Rosa; Ricardo Pieretti.