SUBJETIVIDADE E INCLUSÃO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

Aprofundar o conceito de inclusão diante do número significativo de crianças "incluídas" no espaço físico das salas de aula da escola sem serem incluídas na aquisição da leitura e escrita; propomos o seguinte objetivo a ser investigado: fazer um levantamento qualitativo e quantitativo dos fatores que impedem e/ou dificultam a aquisição da leitura e escrita de crianças que frequentam escolas do ensino fundamental. Para tanto, discriminamos duas etapas iniciais: 1) Mapear e analisar as produções dos alunos com dificuldades e impedimentos na aquisição da leitura e escrita; 2) Mapear e analisar as propostas de ensino dos professores de crianças que apresentam impedimentos na aquisição da leitura e escrita.

Palavras-chave

Subjetividade e inclusão; subjetividade e aprendizagem.

Aplicações/produtos

Site Educação e Subjetividade ­ educacaoesubjetividade.com.br. A relevância social da pesquisa está centrada no aprimoramento da participação e intervenção social dos sujeitos através da educação escolar; em destaque a aquisição da leitura e escrita como qualificadora dos processos cognitivos indispensáveis para a aquisição e transformação dos demais conteúdos escolares.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010.

Pesquisadora Responsável

Maria Luiza Andreozzi.