SIGNIFICADOS DA VELHICE: IMAGENS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS IDOSOS

Departamento

Psicodinâmica, Psicologia Social.

Resumo

O projeto teve o objetivo de compreender como o contexto de vida pode interferir na percepção e imagem que uma pessoa constrói de si mesma, investigando conceitos como estigma, na teoria de Goffman. Pretende verificar os significados da velhice nas relações intergeracionais, no campus Monte Alegre da PUC-SP, visando contribuir para a reflexão desse microcosmos social.

Palavras-chave

Envelhecimento; psicogerontologia; autoimagem; relações intergeracionais.

Aplicações/produtos

Os resultados sugerem que professores, enquanto pessoas que convivem com faixas etárias diferentes da sua e ativas no trabalho, têm uma autoimagem não centrada no polo negativo. Podendo, desta forma, presumir a importância do contexto das relações intergeracionais, que se constituem como um campo de se vivenciar de forma mais saudável, e menos estereotipada, essa fase da vida.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; concluído em 2010.

Pesquisadoras Responsáveis

Regina Célia Gorodscy; Ruth Gelehrter da Costa Lopes; Bruna Baumgartner.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Grupo de Pesquisa: Corpo em Psicologia.