SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS À APRENDIZAGEM BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

Teve-se por objetivo investigar qual o significado que crianças (5, 6, 7 anos) atribuem à aprendizagem de uma segunda língua e identificar o significado atribuído pela professora e coordenadoras quanto ao ensino e à aprendizagem bilíngue. A pesquisa utilizou o referencial teórico de J. Bruner, Emilia Ferreiro, Colin Baker, Adriana Friedmann. Reconhece-se que as crianças utilizam as mesmas estratégias da língua materna na construção da escrita ou da fala do novo idioma, e nesse processo pode ocorrer a contaminação dos idiomas, fato superado no transcorrer da aprendizagem, quando identificam as diferenças e separam os idiomas.

Palavras-chave

Aprendizagem bilíngue; ensino bilíngue.

Aplicações/produtos

Produção de pesquisa e de conhecimento quanto a: produção de conhecimento metodológico para o ensino bilíngue uma vez a sua evidência de uso e o espontaneísmo que o sustenta.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; concluído em 2010.

Pesquisadores Responsáveis

Maria Anita Viviani Martins; Suad Mohamad Malat.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Apoio do Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação "Educação Produção do Conhecimento".