SIGINIFICADO DE SER PEDAGOGO PARA OS ALUNOS DO NOVO CURSO DE PEDAGOGIA ­ LICENCIATURA, O

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é o de identificar, após a implantação do novo projeto pedagógico do curso de Pedagogia ­ Licenciatura, construído a partir das diretrizes consubstanciadas na Resolução nº 01 de 15 de maio de 2006, o significado de ser pedagogo para os alunos concluintes desse curso da Faculdade de Educação da PUC-SP. Tem-se como hipótese que as diretrizes, ao privilegiarem a licenciatura em detrimento do bacharelado, impossibilitam a formação do pedagogo fruto da complementaridade entre as duas dimensões. Utilizar-se-á uma metodologia centrada em uma pesquisa qualitativa com apoio teórico, entre outros, de Gimeno Sacristan, Morin, Fernando Hernandez, Magi e Lima.

Palavras-chave

Pedagogo; diretrizes; projeto pedagógico; licenciatura; bacharelado; Curso de Pedagogia.

Aplicações/produtos

Espera-se, com os resultados, subsidiar mudanças na política pública e em reformulações no Curso de Pedagogia, além do desenvolvimento do interesse pela pesquisa e pelo universo acadêmico do aluno envolvido de Iniciação Científica. Pretende-se a construção de relatórios, artigos e a socialização dos resultados em eventos para a comunidade acadêmica.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Helena Machado de Paula Albuquerque.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Helena Machado de Paula Albuquerque; Priscila Goberstein Lerner.

Financiamento/apoios

PIBIC ­ Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) ­ PUC-SP.