SER, PROFESSOR ­ ATIVIDADES, SUBJETIVIDADES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR SOBRE SEU TRABALHO

Departamento

Linguística.

Resumo

O Projeto Interdisciplinar reúne pesquisadores do Departamento de Linguística e PEPG em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e do Departamento de Tecnologia da Educação e PEPG em Psicologia da Educação em torno de problemas sobre a docência e a profissionalidade do professor. Integrar estudos sobre as representações sociais a conceitos como da identidade docente e ao da subjetividade, com uma abordagem linguístico-discursiva baseada na análise dos elementos do agir docente construídos nos textos, utilizando-se fundamentos do interacionismo sociodiscursivo e da ergonomia da atividade, é o desafio que só pode ser enfrentado por uma equipe que apresenta senioridade na pesquisa e na fundamentação teóricas.

Palavras-chave

Trabalho do professor; formação; representações sociais; (re)configurações do agir; análise textual.

Aplicações/produtos

Partes do projeto podem ser acompanhadas no site: http://www.fcc.org.br/pesquisa/ciers.html

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadoras Responsáveis

Ana Rachel Machado; Clarilza Prado de Souza.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Pesquisadores: Profa. Dra. Anna Rachel Machado e Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa. Pesquisadores colaboradores: Profa. Dra. Anise d'Orange Ferreira (UNESP); Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada (USP); Profa. Dra. Lília Santos Abreu-Tardelli (IF/SP); Profa. Dra. Luzia Bueno (USF);