RELAÇÃO SUJEITO-ESCRITA: ALFABETIZAÇÃO E QUADROS CLÍNICOS DE LINGUAGEM

Departamento

Linguística.

Resumo

Neste projeto s ão discutidas questões teóricas, empíricas e clínicas relacionadas aos confl itos e impasses que emer-gem na relação sujeito-escrita (envolvendo crianças ou adultos). Assim, os embaraços do falante com a escrita ­ sejam aqueles considerados estruturantes do processo de alfabetização ou outros, como os que frequentam a clínica e que são, portanto, de natureza sintomática ­ são privilegiados neste projeto. Como a escrita está em foco, sua relação com a oralidade é uma investigação que se impõe. Do ponto de vista teórico, este projeto alinha-se à teorização empreendida por De Lemos (1992 em diante) e pesquisadores filiados ao Interacionsimo em Aquisição da Linguagem.

Palavras-chave

Alfabetização; distúrbios de leitura e escrita; letramento; clínica de linguagem.

Aplicações/produtos

Resultados: teses e dissertações defendidas; livro Faces da Escrita (no prelo). Mercado de Letras/FAPESP. Artigos em revistas especializadas e capítulos em livros. Participação em congressos nacionais e internacionais (ver plataforma Lattes).

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2006; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Francisca Lier-DeVitto.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Roseli Sequeira de Vasconcellos; Lúcia Arantes; Lourdes Andrade; Anna Fongaro; Regiane Vieira dos Santos; Vera Lúcia Pires; Mariana Emendabili; Juliana Marcolino Galli.