RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL NAS ALAS MIRINS DA ESCOLA DE SAMBA D. BOSCO, A

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

O trabalho buscou investigar por que as crianças gostam de participar das atividades das alas mirins da escola de samba e não estão interessadas em participar das atividades escolares. O projeto procurou mapear conceitos básicos de educação formal, educação informal, escolaridade, escola de samba, para perceber quais são os motivos que atraem as crianças para as alas mirins. São objetivos deste trabalho conhecer melhor a composição da alas mirins da escola de samba D. Bosco e investigar o porquê do interesse das crianças em participar da escola de samba. A pesquisa tem características qualitativas, tratando-se de um estudo de caso cujo procedimento adotado é o da entrevista.

Palavras-chave

Educação; escola formal; escola de samba; alas mirins; diferentes linguagens.

Aplicações/produtos

Temos incluído as pesquisas e relatos de experiência no site da brinquedoteca (www.pucsp.br/brinquedoteca).

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadoras Responsáveis

Maria Ângela Barbato Carneiro; Veridiana Garcia Bernardes Dirienzo.