RECURSOS PARA REALIZAÇÃO DO ATO DE FALA: SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DE FACE E PERSUASÃO

Departamento

Linguística.

Resumo

O ato de fala indireto é um desafio para as teorias do uso da língua e para as teorias da interação social. O ato indireto parece ser motivado, na maioria das vezes, por considerações interpessoais, pela sensibilidade mútua dos participantes aos pensamentos e sentimentos do outro, e está subjacente à questão da persuasão implícita, que se faz através de escolhas léxico-gramaticais que camuflam o posicionamento do autor. O objetivo da pesquisa é, com apoio na análise crítica do discurso, usando instrumentos linguísticos próprios e com referência a contextos históricos e sociais relevantes, trazer para o nível da consciência os padrões de crenças e valores que estão codificados na língua.

Palavras-chave

Ato de fala indireto; persuasão; avaliação implícita; metáfora; análise do discurso crítica.

Aplicações/produtos

O grupo participou de minicursos, congressos, participação em bancas de qualificação de mestrado, aprovação de artigo complementar de doutorado (4 doutorados); tendo terminado dissertação de mestrado (Luciano Alves Be-zerra), IC (Michele Andreza Rodrigues), TCC (Margarete M. de Campos Bonafé e Vivian F. Oliveira) e estando no aguardo de defesa de mestrado (Marisa De Mitri Omaki, Leila Cristina da Silva e Fernanda Zanelato).

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Sumiko Nishitani Ikeda.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Marcelo Saparas; Simone R. Martins; Lindinalva Z. Fernandes; Sonia R. L. Ninomiya; Angela K. Angela Kim Arahata; Claudia Moreira dos Santos; Rosania Felix Nakasaki; Fernanda C. Gonçalves; Eliane Alves de Souza; Liliana Bohn; Giseli Aparecida Gobbo; Fabiana Pastore Brasil; Samuel da Silva.