QUALIDADE DE VIDA: UMA QUESTÃO DE HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO À SAÚDE/PARTE II

Departamento

Métodos e Técnicas e Psicologia.

Resumo

O CECCO-Ibirapuera é um equipamento da rede municipal de saúde que promove uma atenção diferenciada ao público, pautada na Política Nacional de Humanização do SUS, visando à melhoria da Qualidade de Vida (QV) do usuário. Com o objetivo de avaliar o benefício das estratégias adotadas pelo equipamento e as melhorias na qualida-de de vida da população atendida, o estudo pretende ampliar a amostra de coleta finalizada em 2009, realizada com o WHOQOL-bref (OMS) e permitindo uma análise qualiquantitativa.

Palavras-chave

Qualidade de vida; rede substitutiva; saúde mental; WHOQOL-bref; parâmetros OMS; humanização; políticas públicas em saúde mental; usuário SUS.

Aplicações/produtos

Há indicativos de que o equipamento, através de sua proposta focada na qualidade de vida (QV), permite que nas 4 dimensões (Física, Psicológica, Meio Ambiente e Relações Sociais) se observem melhorias diversas nas condições de vida da população atendida e, com a ampliação da amostra, pretende-se dar maior consistência às conclusões, não só do ponto de vista qualitativo como também qualiquantitativo.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Regina Aiko Fukunaga Kato.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Mariana Cimbaluk Couri; Livia Salati Manfrinato; Lívia Sati Okada; Ana Cecília Pagliarini de Souza (bolsistas do PET/MEC/SESu); Regina Aiko F. Kato (coordenadora do projeto).

Financiamento/apoios

PET/MEC/SESu (Programa de Educação Tutorial/Psicologia).