PROJETO TENSÃO PRÉ-VESTIBULAR PUC-SP: NOVOS CAMINHOS PARA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E GESTÃO ARTICULADA

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

Indagações básicas: 1) Quais os sentidos que se desdobram do Projeto Tensão Pré-Vestibular (TPV) para o campo da Orientação Vocacional-Ocupacional (OVO) trabalhando com Teatro de Reprise (abordagem teórico-metodológica sociopsicodramática). 2) Quais as aprendizagens que favorecem a gestão articulada, a partir da experiência na realização do Projeto TPV. Busca-se como pesquisa interdisciplinar contribuir para o resgate dessa área de saber, considerando a importância de oferecer espaços vivenciais e reflexivos para o jovem na construção de seu projeto pessoal-profissional e como pesquisa institucional dar visibilidade à importância do trabalho conjunto entre setores da PUC-SP. A metodologia é qualitativa: pesquisa-ação.

Palavras-chave

Orientação vocacional-ocupacional; teatro de reprise; sociopsicodrama; gestão democrática; gestão articulada; in-terdisciplinaridade; interinstitucional.

Aplicações/produtos

www.grupoolharte.com; atendimento@grupoolharte.com

Como pesquisa-ação, as sessões no Tuca estão propiciando vivência e reflexão aos adolescentes para enfrentar as questões da escolha profissional e ter no horizonte seu Projeto de Vida. Trabalho a ser oferecido às Secretarias de Educação do Estado e Município: Projeto PUC- INOVAÇÃO. Contribuição à divulgação da PUC-SP ­ Grupo Olharte e DCI nas Feiras de Profissão.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Marilia Josefina Marino.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Nilton Bispo (Iniciação científica); Lucia Russo; Marlene França; Natália Giro ­ Grupo OLHARTE.

Financiamento/apoios

FUNDASP (Pesq. Institucional) ­ CEPE ­ Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP.