PROJETO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR: "ONDE VAMOS MORAR EM 2030?"

Departamento

Linguística.

Resumo

A questão da Moradia para Pessoas Idosas problematiza a emergente temática da longevidade diante das restrições à moradia na família urbana, das dificuldades da moradia isolada, coletiva e comunitária. Objetivos: o levantamento dos arranjos do morar do idoso com decorrentes problemáticas, a partir do mapeamento dos resultados de 25 dissertações do mestrado em Gerontologia; a correlação desses sistemas de moradia com os que se aspira a ter em 2030 (empírico com 157 entrevistados, em Metodologia Delphi eletrônica); contribuir com esses resultados para a formulação de po-líticas públicas de preparação a uma vivência da longevidade mais harmônica e feliz, hoje e no futuro.

Palavras-chave

Morar na velhice; moradia e velhice; novos arranjos de moradia em 2030.

Aplicações/produtos

Grupo Pesquisa NEPE-GERONTO/PUC-SP ­ Resultados parciais apresentados no 1er Congreso de la Cátedra de Psicología de la 3ra Edad y Vejez-Buenos Aires (11-12/09/09); no III Congresso IberoAmericano de PsicoGerontologia/SP (3-5/11/09); na Semana Acadêmica e na Semana da Gerontologia/PUC-SP, de 2008-2010. Novos resultados corroboram e complementam (2006-2008), compondo o Caderno Temático Kairós 8.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008; em andamento.

Pesquisadoras Responsáveis

Flamínia Manzano Moreira Lodovici; Suzana da Aparecida Rocha Medeiros.

Equipe com participação ativa na pesquisa

4 mestrandas: Ana Maria Ruiz Tomazoni; Divina de Fátima do s Santos; Maria Ligia Mathias Pagenotto; Sonia Azevedo M. P. S. Fuentes. 1 aluna de IC: Tayná Scandiuzzi de Brito (sob orientação da Profa. Flamínia M. M. Lodovici).