PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTATUTO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

O Projeto visa compreender os elementos que envolvem os processos de formação de professores, seja nos cursos de formação inicial e continuada, seja no próprio exercício da profissão docente. Pretende-se apreender como esses processos se desenvolvem no interior das escolas em que se formam e em que atuam os professores, considerando as condições de exercício da profissão docente que têm caracterizado o magistério brasileiro desde o final do século XIX. Trata-se de compreender professores e contextos que os formam na trama de relações sociais e profissionais em que operam, tanto numa perspectiva sociológica quanto histórica.

Palavras-chave

Formação inicial e continuada de professores; desenvolvimento profissional docente; saberes e identidade profissional de professores; processos de socialização de professores e formadores dos professores.

Aplicações/produtos

Foram ministradas, desde o 1º Semestre/2006 até o 1º Semestre/2010: 8 Atividades de Pesquisa/Seminários vinculados ao Projeto e 6 Disciplinas a ele também vinculadas. Foram ainda orientadas nesse período: 22 Dissertações e 7 Teses vinculadas ao Projeto.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2006; concluído em 2010.

Pesquisadora Responsável

Luciana Maria Giovanni.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Alda Maria Junqueira Marin (colaboradora).