PRESENÇA DOS COMPONENTES CURRICULARES NOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

O projeto tem como objetivo investigar a maneira como vêm sendo tratados os componentes curriculares do ensino fundamental no interior dos cursos de formação de professores em serviço, especificamente no Projeto de Educação Continuada (PEC ­ Formação Universitária). A intenção é tomar o material didático utilizado como lócus para investigar o que e de que modo o curso focaliza as áreas curriculares ao se formarem, em nível superior, professores que já vivenciam o dia a dia da escola e que, consequentemente, atuam ou atuarão como professores nessas áreas curri-culares. Por ser investigação extensa, o foco inicial de análise se deterá nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Palavras-chave

Formação de professores em serviço; educação a distância; currículo.

Aplicações/produtos

Um primeiro resultado da pesquisa pode ser encontrado em publicação nos Anais do V Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares / IX Colóquio sobre questões curriculares.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Monica Fátima Valenzi Mendes.

Financiamento/apoios

FAPESP.