PRÁTICAS DE VIDA E DE SENTIDO NAS METRÓPOLES: REGIMES DE VISIBILIDADE, INTERAÇÃO, REESCRITURA

Departamento

Português.

Resumo

O objetivo geral é um estudo de São Paulo por meio de seus regimes de visibilidade. Os modos de mostrar-se da cidade implicam os modos de ser vista pela população, postos em relação com a visibilidade midiática. Explorando a sintaxe do ver, sistematizaremos os distintos mecanismos enunciativos pelos quais as práticas interativas na cidade se desenrolam para identificar, descrever e analisar, na rotina da cidade, os percursos narrativos e discursivos que trazem, no uso social cotidiano, um acréscimo de sentido aos lugares. Procurar-se-á criar uma cartografia experiencial, das representações e das formas de vida, que serão comparadas com os de Roma, destacando os regimes de visibilidade global, glocal e local.

Palavras-chave

Sociossemiótica; visibilidade midiática; interação; sentido; processos enunciativos; narrativas urbanas.

Aplicações/produtos

Site da pesquisa coletiva será criado, integrado ao do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, Banco de dados mul-timídias. Publicação de uma coletânea de cinco volumes com os resultados da cartografi a do audiovisual (cinema e televisão), fotográfica, mídia impressa. Publicação de catálogo de São Paulo. Organização de exposição e performances. Participação em reuniões científicas do campo da semiótica e da comunicação.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2010.

Pesquisadora Responsável

Ana Claudia Mei Alves de Oliveira.

equipe com par ticipação ativa na pesquisa

Equipe de: 8 pós-doutores; 9 doutorandos PUC-SP; 1 doutorando UNICAMP; 4 mestres; 12 mestrandos PUC-SP; 5 mestrandos UNESP Bauru; 1 iniciação científica PUC-SP; 5 iniciação científica UNESP Bauru.

Financiamento/apoios

Acordo de colaboração Internacional com as Univerisidades Tor Vergata e Sapienza Roma.