PRÁTICAS DE SOCIABILIDADE URBANA NO BRASIL, SÉCULOS XIX E XX

Departamento

História.

Resumo

A pesquisa objetiva levantar, sistematizar e trabalhar fontes sobre práticas de sociabilidade no espaço urbano, nos séculos XIX e XX, nas cidades de Belém (Pará), São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Vale do Paraíba (Taubaté e São José dos Campos). Procura-se analisar, a partir da constituição de temáticas de estudo, as especificidades das formas de convivência social focando práticas tradicionais e as tensões e os conflitos gerados no processo de transformação urbana, introduzindo novos hábitos, formas e práticas de sociabilidade, expressas nas relações de interesse e poder.

Palavras-chave

História social; cultura e cidade; sociabilidades urbanas.

Aplicações/produtos

Os resultados parciais da pesquisa serão apresentados em Simpósios e Congressos. Os produtos finais serão as teses e dissertações dos discentes integrantes do projeto e a publicação de uma coletânea de artigos reunindo, sobretudo, as pesquisas que representem significativa contribuição aos estudos historiográficos regionais.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Estefânia Knotz Canguçu Fraga.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Roseane Silveira de Souza; Lídia Noemia da Silva dos Santos; Antonio Carlos Oliveira da Silva; Felipe Morelli Machado; Zuleika Stefania Sabino; Marcelo Fonseca; Carla M. Vieira; Fabríco H. Teixeira da Silva; Luciano Deppa Banchetti; Filipi Faustino Mendonça.