PORTUGUÊS BRASILEIRO: DISCURSO, CULTURA E ENUNCIAÇÃO

Departamento

Português.

Resumo

Este projeto está situado na área de texto e discurso e trata de construções enunciativas do Português Brasileiro e de seus implícitos culturais. Tem-se por objetivo caracterizar o uso efetivo do Português Brasileiro a partir de traços culturais e ideológicos vistos como a projeção de uma escala de valores nas representações ocorrentes em textos orais e escritos. A pesquisa está fundamentada na Análise Crítica do Discurso com vertente sociocognitiva em interdisciplinaridade com a teoria da enunciação e das representações sociointeracionais. O projeto está vinculado à linha de pesquisa texto e discurso nas modalidades oral e escrita do Programa de Estudos Pós-Graduados de Língua Portuguesa da PUC-SP.

Palavras-chave

Implícitos culturais; ideologia e discurso; português brasileiro; expressões linguístas; representações sociocognitivas.

Aplicações/produtos

Os resultados obtidos são direcionados à caracterização do uso efetivo do Português Brasileiro a fim de contribuir para a descrição e o ensino do português, tanto para falantes nativos quanto para falantes de outras línguas. Os produtos são apresentados em congressos e publicados em anais de congressos, revistas científicas, capítulos de livros e meios digitais.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Regina Célia Pagliuchi da Silveira; Maria José Nélo (D); Milton Gabriel Júnior (M).

Equipe com participação ativa na pesquisa

Cristiane Paniagua S. Falaro (M); Deborah Gomes Paulo (D); Maria do Carmo M. B. Ribeiro (D); Paula Pinho Dias (D); Siomara Ferrite Pacheco (D); Rita de Cássia Ramos (M); Rodrigo Leite Silva (M); Ana Kati Lazaro Gabriel (M); Raquel Rocha da Silva (M).