POLÍTICA CURRICULAR PROPOSTA PELO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA RESSONÂNCIA NA PRÁTICA DOCENTE

Departamento

Fundamentos da Educação.

Resumo

Analisar as políticas curriculares de educação básica nos sistemas públicos de ensino, identificando as principais tendências. Buscar compreender como os professores têm vivenciado a sua prática pedagógica a partir dessas políticas.

Palavras-chave

Políticas de currículo; propostas curriculares; exercício docente; práticas pedagógicas.

Aplicações/produtos

A maioria das políticas públicas de currículo da educação básica tem empreendido iniciativas que resultam em propostas padronizadas de ensino. Isso tem ocorrido em nível estadual e municipal, por meio de duas modalidades predominantes: a primeira, mais comum em propostas estaduais e em municípios de grande porte, e a segunda, em municípios menores.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008; em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Antonio Chizzotti; Branca Jurema Ponce.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Jose Mauro Marinheiro Fernandes; Cecília Aparecida Cocco; José Carlos de Mel o; Maria do Carmo Custódio; Maria Odete Vieira Tenreiro; Sydnei Roberto Kempa; Lílian Danyi Marques; Paula Adriana Perillo; Silvana Esmênia da Dalto de Souza; Claudia Barbosa Mirandola; Gilberta Alessandra Redigolo.

Financiamento/apoios

CAPES; CNPq.