POESIA CONTEMPORÂNEA: RELAÇÕES ENTRE CRÍTICA, ESPAÇO E TEMPO

Departamento

Arte.

Resumo

A partir das mudanças suscitadas e incorporadas pela modernidade, a poesia vive hoje uma prática diferenciada do passado, apoiando-se em fronteiras flutuantes e plurais. Exige um repensar que se atualize ante a geração de um homem novo, de uma sociedade que se refaz política e tecnologicamente. O objetivo deste projeto é refletir sobre o valor estético e sócio-histórico que essa poesia apreende em seu fazer. Ao mesmo tempo, recolher o projeto lírico em dimensão, numa lógica que parece constituir-se em paradoxo, em imagens que encenam presença e ausência, em prática que se teoriza.

Palavras-chave

Poesia contemporânea; lirismo; subjetividade; tradição.

Aplicações/produtos

Eventos Científicos: Colóquio Travessias Poéticas ­ A Poesia Contemporânea em Portugal e no Brasil. Palestra: "Haroldo de Campos: fraternidade cósmica e em versi-prosa ­ A Máquina do Mundo Repensada". Un. Aberta / F. Calouste Gulbenkian, Lisboa, nov. 2009; Publicação: "Transgresiones en la lírica contemporánea de expresión portuguesa". In: Transgresiones y tradiciones de la literatura. Lima: Fondo Editorial, 2009.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Maria Aparecida Junqueira.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Ana Paula Rodrigues da Silva; Andreia de Fátima Monteiro Gil; Cláudia Cristina Coimbra; Cleber Luis Dungue; Patrícia Marques; Patrícia Rodrigues Alves Lage; Natascha Gomes Paiva; Sílvia da Silva Oliveira.