PESQUISAS COMPARATIVAS SOBRE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Departamento

Matemática.

Resumo

O Projeto "Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina: currículos prescritos e currículos praticados" tem como objetivos (i) identificar aspectos comuns e especificidades dos currículos de Matemática organizados em cada um desses países e as formas de organização; (ii) buscar dados que evidenciem a adesão ou a rejeição dos professores de Matemática às orientações curriculares prescritas nos documentos oficiais; (iii) buscar dados referentes aos currículos que realmente se efetivem nas salas de aula; (iv) identificar semelhanças e diferenças entre materiais didáticos utilizados nesses países.

Palavras-chave

Educação Matemática; América Latina; Currículos.

Aplicações/produtos

Estudos comparativos com Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Peru, que constituirão teses de doutorado.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; em andamento.

Pesquisadores Responsáveis

Célia Maria Carolino Pires; Armando Traldi Júnior.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Dermeval dos Santos Cerqueira; Emilio Celso de Oliveira; Marcelo de Oliveira; Norma Cotic (Argentina); Etda Rodriguez (Uruguai); Izmenia Guzman (Chile); Ricardo Cantoral (México); Avelina Jojot de Demestri (Paraguai); Begônia Gregoriu (Bolívia); Martha Villavicencio Ubillus (Peru); Fredy Gonzalez (Venezuela).