PERSPECTIVAS CURRICULARES E AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): ACOMPANHAMENTO

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

Este projeto está ligado à reforma do ensino superior e pretende se desenvolver em quatro eixos: eixo 1 ­ SINAE; Eixo 2 ­ Vestibular e ENEM; Eixo 3 ­ A força da mídia; Eixo 4 ­ Qualidade em Educação. Nossos sujeitos são diretores de curso e coordenadores de todo o Brasil e o instrumento usado é um questionário. Estamos na fase de tabulação dos dados.

Palavras-chave

SINAES; Vestibular; ENEM; mídia; qualidade em educação.

Aplicações/produtos

Os resultados iniciais apontam para a centralidade do processo de avaliação liderado pelos SINAES repercutindo no vestibular e capitaneado pelo ENEM. A mídia assume importância nesse processo, sinalizando para uma ampla e profunda reflexão sobre a qualidade da educação.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Mere Abramowicz.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Maria Isabel Muniz; Marilde Guedes; Laurindo Cizzotto; Marcos Rodrigues Lara; Rita Stano; Iara Goncalves; Camila Lima Coimbra; Julciane C. da Rocha.