PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE DE SISTEMAS PÚBLICOS DE ENSINO, O

Departamento

Formação Docente, Gestão e Tecnologias.

Resumo

O projeto objetiva identificar e analisar as contribuições de Paulo Freire para os sistemas públicos de ensino do Brasil a partir da década de 90, com especial ênfase nas políticas de currículo, com a intenção de subsidiar o fazer político-pedagógico das redes públicas de ensino comprometidas com a democratização da educação, visando a contribuir para a criação/recriação de políticas e de práticas educativas de qualidade, em uma perspectiva crítico-emancipadora. O contexto em que se realizará esta pesquisa é a Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, criada em 1998, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), sob a coordenação da Professora Dra. Ana Maria Saul.

Palavras-chave

Políticas públicas; currículo; pedagogia freirana; formação do educador; gestão educacional.

Aplicações/produtos

Os resultados desta investigação serão divulgados em um banco de dados disponibilizado no site da Cátedra Paulo Freire, www.pucsp.br/paulofreire. Essa pesquisa, em sua fase exploratória, já gerou um conjunto de 15 dissertações e teses, sob a orientação da Profa. Ana Maria Saul, disponíveis na Biblioteca da PUC-SP. Também foram publicados artigos em periódicos científicos e em anais de congressos internacionais.

Fase em que se encontra o projeto

Em andamento.

Pesquisadora Responsável

Ana Maria Saul.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Ana Maria Saul; Antonio Fernando Gouvêa da Silva; Silvana Donadio Lemos.

Financiamento/apoios

CNPq bolsa produtividade em pesquisa.