PAISAGENS MIDIÁTICAS ­ AS REDES SOCIAIS DE IMAGENS E AS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS EMERGENTES NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO ON-LINE

Departamento

Arte.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar e caracterizar as linguagens audiovisuais emergentes no campo da comunicação on-line baseada em redes sociais de imagens (videográficas, fotográficas e georeferenciadas) e seu interfaceamento com dispositivos de comunicação móvel. Fenômeno que já foi chamado de "estética do banco de dados" (Vesna, 2007), "pós-produção" (Bourriaud, 2007), "DIY Hollywood" (Steve Dietz, 2008), vem se tornando corrente na Internet, mas carece, ainda, de um levantamento crítico de suas características estéticas, formatos narrativos, particularidades tecnológicas e tipologias midiáticas que esta pesquisa pretende mapear.

Palavras-chave

Redes sociais; YouTube; Flickr; audivisual on-line; estética do banco de dados.

Aplicações/produtos

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4120752125995822

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2008; em andamento.

Pesquisadora Responsável

Giselle Beiguelman.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Eduardo Salvino (M); Gabriel Menotti (D); Luciana Mohardeaui (D); Paula Alzugaray Van Steen (D); Ananda Carvalho (D); Denise Agassi (D); Juliana Franco (D); Alemar Renna (D).

Financiamento/apo ios

Bolsa UOL Pesquisa (2008); Nokia (equipamentos).