PACIENTES HEMODIALISADOS: INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO INTERDIALÍTICO

Departamento

Medicina.

Resumo

Inadequado controle clínico do paciente hemodialisado no período interdialítico (PID) pode interferir na qualidade de vida (QV) e na sobrevida, uma vez que graves problemas, como hiperpotassemia e grande variação de peso podem acontecer. A identificação desses problemas pode fornecer subsídios para mudanças no tratamento e/ou na educação nutricional dos pacientes. Objetivos: estudar o comportamento no PID e sua influência sobre a QV e sobrevida.Metodologia: os pacientes hemodialisados foram divididos em quartis de ganho de peso e acompanhados por 8 meses. Resultados/ Conclusão: maiores ganhos de peso se relacionaram inversamente com os níveis séricos de PCR, o que pode representar melhor estado nutricional e menor inflamação.

Palavras-chave

Hemodiálise; Qualidade de Vida; período interdialítico; inflamação.

Aplicações/produtos

O trabalho foi útil ao demonstrar que o maior ganho de peso interdialítico pode significar melhor estado nutricional e menor possibilidade de inflamação.

Fase em que se encontra o projeto

Ano de início 2009; concluído em 2010.

Pesquisadores Responsáveis

Ronaldo D'Avila; Enio Marcio Maia Guerra; Ricardo Cadaval; Cibele Isaac Saad Rodrigues.

Equipe com participação ativa na pesquisa

Bolsista e alunos de iniciação científica: Fernanda Takano Silveira; Isabel Picchi Adelino; Marina Freitas Ayusso; Paula Norberto Zangiacomo.